No Foco
17.05.2005
UFRJ Mar agita Arraial do Cabo
Vanessa Sol

Um dos mais belos cenários do litoral do Estado do Rio de Janeiro, a cidade de Arraial do Cabo, será sede do 5º Festival UFRJ Mar, um projeto interdisciplinar da Universidade que visa conhecer cada vez mais a situação econômica da região e contribui para seu desenvolvimento. Durante os sete dias do evento, que acontecerá entre 30 de maio e 5 de junho, serão oferecidas aproximadamente 30 oficinas de diversas áreas de conhecimento, tais como: Biologia, Engenharia Naval e Oceânica, Educação Física, História, Letras, Geologia e Oceanografia. A expectativa dos integrantes da comissão organizadora é que as atividades do Festival reúnam cerca de 2500 crianças de escolas da rede pública e privada da cidade e moradores da região.
Do ponto de vista acadêmico, o projeto promoverá a articulação de alunos e professores de diferentes áreas que trabalham com o mar, como objeto de ensino e pesquisa. As bases do UFRJ Mar estão voltadas para a busca coletiva de soluções de problemas relacionados ao meio ambiente marítimo e suas fontes de recursos.
Segundo o professor e coordenador do UFRJ Mar, Fernando Amorim, através das edições passadas pôde-se desenvolver uma metodologia de trabalho com crianças, que, posteriormente, foi aplicada na Escola de Pescadores de Macaé, com alunos do ensino fundamental (5ª a 8ª série). “O Festival UFRJ Mar tem uma sinergia muito grande, pois promove a integração de vários segmentos acadêmicos, como professores e alunos de graduação e pós-graduação, possibilitando criar projetos interdisciplinares”.

[ Leia a matéria na íntegra no NOTÍCIAS UFRJ ]

Notícias anteriores: