No Foco
03.05.2005
Obras Emergenciais no CAP/UFRJ
Diego do Carmo

"A queda da parede de uma das salas do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAP/UFRJ) foi a mais significativa conseqüência de uma série de acontecimentos que se complicaram no último dia 23 de abril, quando um forte temporal caiu na cidade do Rio de Janeiro. Com uma envelhecida estrutura de calhas e vítima do lodo que entupia os principais escoamentos de seu telhado, os prédios do CAP sofreram sérios abalos que resultaram, além de queda da parede no bloco A, em gotejamentos e infiltrações em sua estrutura interna.
Segundo o Vice-Prefeito Ivan Carmo, que coordenou as medidas emergenciais adotadas pela Prefeitura Universitária na resolução desses problemas, as atuais calhas não são apropriadas para um bom escoamento das águas pluviais.
“A estrutura atual das calhas permite a formação de um lodo que prende as sujeiras naturais, como folhas, no ponto de descida das águas. Sem ter para onde ir, elas acabam se infiltrando no telhado e as gotas são inevitáveis."
Para resolver essa questão, a Prefeitura já planeja uma reforma que pretende substituir todas essas calhas, evitando assim que a umidade causada pelas chuvas possa danificar os prédios."

[ Leia a matéria na íntegra no NOTÍCIAS UFRJ ]

• 19/04/2005 - Voto Universal