Cursos e Palestras
10.05.2005
Instituto de Microbiologia - Desenvolvimento e Tecnologia em Formulações Cosméticas (Curso Teórico)

Nos dias 14 e 21 de maio, o Centro de Extensão de Microbiologia do Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes estará realizando o curso Desenvolvimento e Tecnologia em Formulações Cosméticas (Curso Teórico), que será ministrado pela professora Adjunto da Faculdade de Farmácia da UFRJ, Elisabete Pereira dos Santos.
Durante o curso serão abordados tópicos como a anatomofisiologia da pele e fâneros, boas práticas de fabricação de cosméticos, desenvolvimento de formulações de cosméticos: desodorantes e antitranspirantes, cremes e loções cremosas, géis, shampoos e condicionadores, tinturas capilares, alisantes e onduladores, sabonetes, preparações anti-solares, dermocosméticos, eficácia e segurança de produtos cosméticos, aspectos regulatórios na produção de cosméticos e o mercado cosmético.
A carga horária do curso é 16 horas.
Mais informações através do site www.microbiologia.ufrj.br/index_cursos.htm

De Volta a Saigon
A questão da guerra popular prolongada

O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ convida para o Seminário De Volta a Saigon - A questão da guerra popular prolongada, dia 20 de maio, das 9h às 18h30min. O evento marcará o aniversário de dez anos do Programa de Estudos do Tempo Presente.
As palestras serão sobre os acontecimentos dos dias 27 e 30 de abril de 1975, quando se travou a Batalha de Saigon, na qual as tropas da República do Vietnã (Sul), com forte apoio técnico e financeiro dos EUA, foram derrotados pela ação conjunta das tropas da Frente de Libertação Nacional (Vietcong) e o exército da República Democrática do Vietnã (Norte).

Palestrantes:

André Novaes
Almirante Reginaldo Reis
Beatriz Kushnir
Cláudio Ricardo Hehl Forjaz
Coronel Cunha
Francisco Carlos Teixeira da Silva
Francisco Martinho
General de Brigada Rocha Paiva
Ricardo Cabral
Sidnei Munhoz
Williams Gonçalves

Local: Memorial Getúlio Vargas
Praça Luís de Camões s/n
Mais informações pelos telefones: 2557-9444 ou 2245-7577
email: mgvargas@rio.rj.gov.br

Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina
Inscrições para o 23° Curso de Controvérsias em Cirurgia

Estão abertas as inscrições para o 23º Curso de Controvérsias em Cirurgia do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), evento a ser realizado entre os dias 16 a 20 de maio, entre 18h e 21h, que conta com o patrocínio do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFRJ e é organizado pelos professores Evandro Freire, José Eduardo Manso e Marcos Freire.

• 03/05/2005 - Medidas de Biossegurança no controle da Tuberculose Hospitalar
• 19/04/2005 - Debate sobre correspondentes de guerra e jornalismo internacional
• 12/04/2005 - Curso: Avaliação de Projetos de Investimento