Cursos e Palestras
03.05.2005
Medidas de Biossegurança no controle da Tuberculose Hospitalar

04/05

No dia 4 de maio, das 14:30h às 15:30h, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) vai realizar a palestra Medidas de Biossegurança no Controle da Tuberculose Hospitalar. O encontro será na sala 5E21, 5º andar. O evento será ministrado pelo enfermeiro Fernando Sanches, do Programa de Controle da Tuberculose Hospitalar, do Instituto de Doenças do Tórax.

16/05

No próximo dia 16, entre 13h e 16:30h, a Comissão de Investigação Científica (CIC) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) realizará o Seminário de Custos Hospitalares no auditório Alice Rosa.
O evento tem como objetivo discutir os problemas relacionados aos custos hospitalares, a relação com o SUS, os modelos existentes e os resultados alcançados. O seminário pretende responder duas perguntas principais: se é viável um modelo próprio de custos para o HUCFF ou deve ser adaptado um modelo já existente e se o modelo deverá ser implantado universalmente no hospital ou inicialmente através de um experimento piloto.
Participam do encontro Amâncio Paulino de Carvalho, a Coordenadora dos Hospitais Universitários do MEC, Urquiza Helena Meira Paulino e Reinhart Braun, este para relatar a experiência do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Roberto Fiszman, do Setor de Epidemiologia e Avaliação (Seav), falará sobre a perspectiva do HUCFF, e Marco Antônio Carou Leandro, da Fundação Universitária do Rio Grande do Sul (Furg), apresentará o modelo MEC.

Informações adicionais: 2562- 2558.

A Moderna Microbiologia Ambiental: Utilização de Técnicas Moleculares e a Analíticas aplicadas a análises ambientais e em biorremediação

07/05 e 08/05

Palestrante: Dr. Alexandre Soares Rosado
Local: Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes

Informações adicionais pelos telefones 2560-8344 / 2562-6707 ou pelo site www.microbiologia.ufrj.br/index_cursos.htm

Palestras no Instituto de Psiquiatria – IPUB

28/04

Como avaliar demência em analfabetos? Avaliação cognitiva e funcional de idosos em comunidade do Rio de Janeiro.

13/05

A Política de Saúde mental na área de álcool e drogas no Estado do Rio de Janeiro. A avaliação da implantação de rede de assistência.

20/05

O conceito de experiência pura em William James e Henry James.

Horário: 10:30h
Local: Av. Venceslau Brás, 71 (fundos) – Praia Vermelha
Auditório Leme Lopes
Informações adicionais: 2295-2549