Cursos e Palestras
19.04.2005
Debate sobre correspondentes de guerra e jornalismo internacional

26/04

O jornalista português Carlos Fino, primeiro a anunciar a guerra do Iraque, debaterá questões sobre correspondentes de guerra e jornalismo internacional na terça-feira, 26 de abril, às 11:00h, no auditório da CPM do Campus da Praia Vermelha. A palestra faz parte da disciplina Jornalismo Internacional ministrada pelo Prof. Dr. Mohammed EllHajji em conjunto do Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação.

5º Seminário de Nefrologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF)

29/04

A Faculdade de Medicina e o Serviço de Nefrologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) promoverão no próximo dia 29, no auditório Alice Rosa, das 9h às 16:45h, o 5º Seminário de Nefrologia. O evento será constituído pelas conferências: Calcificação Arterial e Insuficiência Renal Crônica (IRC) e O que há de novo no tratamento da anemia da IRC, ambas ministradas por Wadi Suki, do Baylor College of Medicine Nephrology, Dialysis and Transplantion Associates, de Houston, Texas (EUA). Haverá também a conferência IRC: epidemiologia, patogênese e tratamento, que será ministrada pelo Professor Roberto Zatz, da Universidade de São Paulo (USP).
Os painéis serão sobre nefrologia clínica, a cargo dos professores Walter Gouveia, da Sociedade de Nefrologia do Estado do Rio de Janeiro (Sonerj), Emílio A. Francischetti, da UERJ, Maurílio Leite Jr., Lúcio Cardoso e Alvimar Delgado, os três últimos do HUCFF/UFRJ; e IRC, este com as visões de Renato Torres Gonçalves, do HUCFF/UFRJ, Deise Monteiro de Carvalho, do Hospital Geral de Bonsucesso, Rachel Bregman, da UERJ, Jocemir Lugon, da UFF, e Luis Moura, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Informações adicionais :2562-2669

Conferência Especial: O Estado das Ciências

28/04

Palestrantes: Elisa Reis (UFRJ), Jacob Palis (IMPA), Jerson Silva (UFRJ), Moysés Nussenzveig (UFRJ), Sérgio Ferreira (USP) e Vivaldo Moura Neto (UFRJ).

Horário: 17h30min às 19h
Local: Salão Pedro Calmon - Forum de Ciência e Cultura

Curso: Avanços em neurocirurgia

27/04

Coordenador: Professor Flávio Freinkel e Dr. César Andraus

8:30 às 09:30 Atualização da cirurgia na doença de Parkinson
Palestrantes: Dr. César Andraus e Dr. José Elias

9:30 às 10:30 Biópsia Cerebral estereotáctica
Palestrantes: Dr. César Andraus e Dr. Ivan Araújo

11:00 às 12:00 Tratamento Cirúrgico dos Tumores da Hipófise
Palestrante: Professor Flávio Freinkel

13:30 às 14:30 Embolização dos Aneurismas Intracranianos: Técnica e indicações
Palestrantes: Dr. Alexandre Cunha e Dr. Marcelo Sarmento

14:30 às 15:30 Embolização dos Aneurismas Intracranianos
Palestrante: Dr. Marcelo Sarmento

16:00 às 17:00 Artrodese da Coluna Toraco-lombar com instrumental
Palestrante: Dr. Vicente Temponi

O curso acontece no Anfiteatro do 1° andar do Instituto de Neurologia Deolindo Couto. As inscrições devem ser feitas no INDC. Os inscritos receberão certificado.

Curso: Avanços em neurologia

28/04

Coordenador: Professora Marleide da Mota Gomes e Professor Eliasz Engelhardt

8:00 às 10:00 Cefaléia