No Foco
12.04.2005
Discutindo o futuro da Universidade
Raphael Campos Ferreira e Renata Castro

"A Reforma Universitária proposta pelo governo federal foi o tema central do debate promovido na COPPE, na última quinta-feira, 31 de março. Representantes do cenário acadêmico, científico e sindical se reuniram para discutir as questões apresentadas ao Ministro da Educação, Tarso Genro, na tentativa de alterar o Anteprojeto da reforma.
A mesa de debates foi moderada pelo ex-diretor da COPPE, Luiz Pinguelli Rosa, e contou com a presença da primeira secretária da Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), Milena Martinez, além de Cícero Rodrigues, reitor da UFF e vice-presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições de Ensino Superior). Estavam presentes, também, Luiz Davidovich, diretor da Academia Brasileira de Ciência (ABC), Ênio Candotti, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Nelson Maculan, Secretário de Educação Superior do MEC, Ângela Üller, diretora da COPPE e o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira.
Em seu texto de abertura, Luiz Pinguelli destacou que a reforma universitária é uma questão urgente, pois modelo educacional superior brasileiro seria "cópia fiel do produtivismo americano", baseado no neoliberalismo e na competitividade. Isso, segundo Pinguelli, levaria a uma inversão dos valores da universidade, que deixava de cumprir sua função social de formação e passava a ser um "centro de disputas de fundos e investimentos para pesquisas, não importando os valores éticos envolvidos".

[ Leia a matéria na íntegra no NOTÍCIAS UFRJ ]

Notícias anteriores: