Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-06-14/05_06_14_olhonoolho.php on line 16

Warning: include(http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=olhonoolho&ip=3.145.42.94): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-06-14/05_06_14_olhonoolho.php on line 16

Warning: include(): Failed opening 'http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=olhonoolho&ip=3.145.42.94' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-06-14/05_06_14_olhonoolho.php on line 16
olho no olho
Olho no Olho
14.06.2005
CPIs, oportunas ou oportunistas?        
Luciana Campos
 
O Poder Legislativo brasileiro utiliza as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) como instrumentos de fiscalização dos seus próprios membros e de integrantes de qualquer esfera do Poder Público, especialmente os do Poder Executivo.
As CPIs no Brasil surgiram na Constituição de 1934, tendo sido colocadas de lado com a Carta Magna de 1937. Após oito anos de um sistema político ditatorial, as CPIs reaparecem no cenário político com a Constituição de 1946, existindo até os dias de hoje.
 
 

Nos últimos dias, temos assistido há uma intensa discussão entre governo e oposição pela instalação ou não de uma CPI, que apurasse as recentes denúncias de corrupção nos Correios e de pagamentos a parlamentares feitos por um dos membros da executiva do Partido dos Trabalhadores (PT).
Sobre as Comissões Parlamentares de Inquérito, o Olhar Virtual ouviu a opinião da diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (SINTUFRJ), Neuza Luzia, e do professor e cientista político do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (IFCS), Valter Duarte.

 
                   

Neuza Luzia
Coordenadora de comunicação sindical do Sintufrj

"Particularmente, considero a CPI um instrumento de controle extremamente positivo e que deve ser mantido para o fortalecimento do processo democrático brasileiro. Porém, acho que se deve ter bastante cuidado para que as Comissões Parlamentares de Inquérito não caiam nas mãos dos oportunistas e com isso, sejam utilizadas para atingirem objetivos políticos.
Sobre a CPI dos correios, tentou-se ampliá-la de tal forma que provavelmente ela serviria para atingir interesses políticos. É claro que se deve estabelecer uma CPI para apurar as denúncias de corrupção nos correios, assim como acho necessário também o estabelecimento de uma CPI para investigar o ‘Mensalão’ mas, elas devem ser instaladas separadamente para que a investigação seja mais aprofundada.
O governo petista agiu mal ao ir contra ao estabelecimento das CPIs. Acho que o governo deveria ter gerado mecanismos para que elas fossem instaladas e pudessem apurar de forma legítima as denúncias de corrupção sem que houvesse intervenção de pessoas oportunistas."

 

Professor Valter Duarte
Cientista político do IFCS

"Considero a CPI um instrumento legítimo e importante para a consolidação dos instrumentos democráticos no Brasil.
Atualmente, assistimos a uma crise política fruto de um grave erro político do governo petista. O que está acontecendo tem a ver com o fato de o PT achar que o poder supremo no Brasil é o Executivo. Um tremendo erro. O poder supremo no Brasil é o Legislativo.
O Presidente da República embora tenha sido eleito com uma quantidade expressiva de votos, não conseguiu obter maioria no Congresso. Ele tem apenas 20% de apoio, precisando de pouco mais de 30% para obter a maioria simples no Congresso.
Para chegar a esse percentual, os petistas deveriam ter distribuído melhor o conjunto dos ministérios entre sua base de aliados. O governo jamais poderia ficar, como ficou, com 80% dos ministérios. O PT teria que reconhecer que não poderia dominar todo o Executivo.
Isso pode ter estimulado uma busca por aliados através de expedientes ilícitos, com o pagamento de propinas, denunciadas como ‘mensalão’."

   
 
Notícias anteriores:

• 07/06/2005 - ENADE e Serviço Social: boicote e polêmica
• 31/05/2005 - Quebrar ou não quebrar patentes? Eis a questão
• 24/05/2005 - Crise Política e Governabilidade