Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-06-14/05_06_14_cursos.php on line 16

Warning: include(http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=cursos&ip=3.145.42.94): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-06-14/05_06_14_cursos.php on line 16

Warning: include(): Failed opening 'http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=cursos&ip=3.145.42.94' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-06-14/05_06_14_cursos.php on line 16
cursos e palestras
Cursos e Palestras
14.06.2005
Debate sobre as vacinas contra Aids

O Projeto Praça Onze realiza, no dia 15 de junho, às 10h, no auditório do Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA), uma palestra sobre as vacinas contra Aids. Participarão deste debate a coordenadora de recrutamento do Projeto, a psicóloga, Mônica Barbosa e os voluntários de estudos de vacinas contra Aids, Lindolfo Jeske e Melinda.
O HESFA fica localizado na av. Presidente Vargas, 2863, Cidade Nova.

Mais informações no site www.pracaonze.ufrj.br/

I Encontro Comparar é criar: experiência e olhares plurais

Período:
20 a 23 de junho de 2005
Local : IFCS / UFRJ

Por iniciativa dos mestrandos do Programa de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC) / UFRJ, que acreditam nos benefícios adquiridos com as possibilidades oferecidas pelos Programas de Pós-graduação da UFRJ e um efetivo intercâmbio quanto da construção de um campo de debates entre saberes afins, foi criado o I Encontro Comparar é criar: experiência e olhares plurais.
O objetivo deste evento é estimular a circulação de informações sobre os Programas de Pós-graduação da UFRJ, como temas, metodologias e teorias dos trabalhos. Isso é importante, pois diminui os limites rígidos entre as disciplinas e permite que as pesquisas e os programas desenvolvidos pela instituição tenham maior visibilidade.
O encontro irá proporcionar um espaço de troca de experiências e múltiplos olhares sobre questões comuns às diversas disciplinas, afastando os Programas de Pós-graduação da UFRJ de suas insularidades.
Os alunos de pós-graduação e os de graduação são o público alvo do encontro, na medida em que eles são candidatos em potenciais dos Programas de Pós-graduação da universidade.

Dia 20/06- Salão Nobre

Abertura

Dia 21/06 - Salão Nobre

Mesa de Debate: Diferenças Sociais (professores convidados)

Mesa de Comunicações Coordenadas: Diferenças Sociais
(5 pós-graduandos)
Mesa de Comunicações Coordenadas: Instituições e Formas Políticas
(5 pós-graduandos)

Dia 23/06 - Salão Nobre

Olhares Plurais: Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa

Inscrição:

- Para ouvinte por e-mail: até 20 de junho de 2005 (confere-se declaração para ouvinte com 70% de presença);
- Para trabalho por e-mail: até 10 de junho de 2005;
- Dados para inscrição de trabalho por e-mail: nome, filiação acadêmica (nível e instituição), orientador, título do trabalho e resumo (até 10 linhas); telefone; e-mail; endereço (confere-se declaração de apresentação de trabalho; será confeccionado um caderno de resumos do evento).
E-mail: olharesplurais@yahoo.com.br.

Realização: Programa de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC) / UFRJ
Endereço: Largo de São Francisco de Paula, n.10, sala 311
Centro - Rio de Janeiro - RJ - BRASIL - CEP - 20051-070

Apoio: Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2) / UFRJ

Conhecendo a UFRJ

Conhecendo a UFRJ é um evento cujo principal objetivo é promover a aproximação entre universidade e as escolas de ensino médio, criando um caminho de acesso no qual estarão disponíveis informações sobre cursos, professores e alunos da instituição federal. Assim, serão realizadas palestras e exposições apresentadas pelos coordenadores de Graduação dos cursos. As exposições serão feitas em “stands”, através

de painéis e outros materiais informativos, promovendo a interatividade dos graduandos, professores e estudantes secundaristas.
O evento acontece no dia 21 de junho de 2005, terça-feira, das 8h às 17h, nas dependências do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, no campus da Ilha do Fundão (Bloco K).
Nesta oportunidade, os alunos presentes receberão material informativo com a programação do dia, bem como sobre o desdobramento deste evento, que consiste na visitação aos Laboratórios e Unidades da UFRJ, planejada para os dias 17, 18 e 19 de agosto de 2005.
Qualquer esclarecimento pode ser obtido através dos telefones 2598-9691 (Eliane ou Jane); 2562-6704 (Marilene ou Antonio) ou por e-mail (eventos@pr5.ufrj.br / coordext@ccsdecania.ufrj.br) ou por fax (2598-9695 / 2598-9699).

4º Encontro de Atualização em Pneumologia Pós-ATS(American Thoracic Society)

No próximo dia 24 de junho, o auditório Alice Rosa será palco do 4º Encontro de Atualização em Pneumologia Pós-ATS(American Thoracic Society), evento organizado pelo professor Marcos Eduardo Machado Paschoal e pela coordenação do Programa de Onco-Pneumologia, da Divisão de Tisiologia e Pneumologia do Instituto de Doenças do Tórax (IDT), pertencente ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ.
Durante o encontro serão apresentadas as novidades do congresso realizado recentemente em San Diego, nos Estados Unidos, sobre Asma, Broncoscopia Bronquiectasia, Câncer de pulmão, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), Hipertensão Pulmonar, Pneumonias e Tuberculose.
Informações e inscrições podem ser, respectivamente, obtidas e feitas com as senhoras: Fátima (2562-2633) e Maria Luiza (2562-2197).

• 07/06/2005 - Conhecendo a UFRJ
• 31/05/2005 - Palestra com o médico Patch Adams