Cursos e Palestras
14.12.2004
UFRJ abre curso de Engenharia de Segurança do Trabalho

A Escola Politécnica da UFRJ está com as inscrições abertas para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, destinado a engenheiros e arquitetos. O curso oferece uma nova atribuição profissional no CREA, buscando nas disciplinas eletivas e nas inovações dos métodos pedagógicos, formar profissionais capazes de orientar seu aperfeiçoamento nas atuações cada vez mais amplas, demandadas pelos novos paradigmas de qualidade, segurança e meio ambiente no cenário industrial brasileiro.
Durante o curso, o aluno terá aulas práticas de combate a incêndios em uma unidade do Corpo de Bombeiros, visitas técnicas e a defesa de um projeto final de autoria em segurança ambiental em uma indústria. As inscrições se encerram no final de abril. A carga horária é de 650 horas.
Início: março 2005
Local: Av. Rio Branco, 20, 11º - Centro/RJ – Sindmar (Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante). Informações: 2562-7300/7969 ou pelo e-mail: cursos@poli.ufrj.br.

Jornadas Interdisciplinares de Tabagismo 2004

O Núcleo de Estudos e Tratamentos do Tabagismo (NETT) promove nos dias 16 e 17 de dezembro, às 12h, no auditório Professor Halley Pacheco, as Jornadas Interdisciplinares de Tabagismo 2004. O objetivo é o de promovero atualização, integração, intercâmbio de experiências entre profissionais que atuam em programas de prevenção e de assistência à cessação do tabagismo. Os públicos alvos são profissionais e alunos de graduação e pós-graduação.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no NETT – 3º andar, sala 3F87 , o telefone de contato é 2562-2195 e o e-mail: nett@hucff.ufrj.br.

Conferência do professor Marc Breviglieri

O Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana convida a todos para a Conferência A nostalgia e os conflitos da comunidade, do professor Marc Breviglieri. O evento será realizado no dia 20, às 15h, no Salão Azul do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), da UFRJ. Nessa conferência o professor Marc promete fazer uma reflexão sobre a questão da nostalgia em comparação a noção de saudade.

Notícias anteriores:

• 07/12/2004 - UFRJ debate intercâmbio Brasil-Alemanha