Resenha
07.12.2004
Cidade dos Artistas

Cartografia, entendida como análise das imagens e das narrativas de um território – eis o objetivo deste Cidade dos Artistas, de Raquel Paiva e Muniz Sodré. O território é toda a área conhecida como “carioca”, as imagens e narrativas são as construções legadas pela tradição da cultura do povo e das suas apropriações pelas organizações de mídia, em particular a televisão. Confrontando cidades tão diversas como Rio de Janeiro, Los Angeles e Bombaim, a análise se detém sobre o ponto comum da promiscuidade – não no sentido depreciativo do termo, mas de mistura aleatória ou desordenada – entre o espaço urbano, seus ocupantes e sistemas produtores de imagens, que podem ser o cinema, a indústria global de entretenimento ou a televisão.

Cidade dos Artistas
Muniz Sodré e Raquel Paiva
Editora MAUAD

• 30/11/2004 - Análise dimensional e teoria da semelhança e dos modelos físicos