Resenha
23.11.2004
Lançamento: "Comunicação e Diferença: uma filosofia de guerra para uso dos homens comuns"  

Neste seu novo livro, o filósofo e importante pensador brasileiro contemporâneo, Marcio Tavares d´Amaral, revela corajosamente a sua convicção de que mantida a tendência globalizante de anulação da alteridade, de eliminação das diferenças, o mundo corre o risco da Morte. Seu objetivo é agregar munição intelectual ao ser humano, do mais simples ao mais sofisticado, na luta contra a pulsão de morte q atravessa o pensamento contemporâneo.
Para combater essa tendência, o livro propõe uma guerra em favor das diferenças, passando em revista todos os conceitos filosóficos que marcaram o pensamento moderno e contemporâneo, seguindo um filão que ele mesmo desenvolveu ao longo de sua cátedra. Numa linguagem apurada e até poética, ele trata de temas caros ao ser humano como sofrimento e compaixão, fraternidade e gentileza. E aponta para o inevitável o risco e o perigo como elementos de uma ordem ética de tomada de partido pelo mundo e suas multiplicidades.

A Editora UFRJ convida para o lançamento do livro Comunicação e Diferença: uma filosofia de guerra para uso dos homens comuns, de Marcio Tavares D’Amaral.
Nessa ocasião terá lugar um debate, com a presença de: Marcio Tavares D’Amaral, Frei Betto e Emmanuel Carneiro Leão.

02 de dezembro de 2004, quarta-feira
19h
Livraria Casa da Cultura
Rua Real Grandeza, 190 - Botafogo
Tel.: (21) 2286-1252

   


Notícias anteriores:


• 16/11/2004 - Cenas da vida pós-moderna: Intelectuais, arte e videocultura na Argentina
• 09/11/2004 - Democracia ou bonapartismo
• 26/10/2004 - Cultura na prática