Fique de Olho
07.12.2004
ICB comemora avaliação da CAPES    

Nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro, o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) celebrará o ótimo desempenho de seu Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas, agraciado com o conceito 7 (máximo) na avaliação da CAPES, em 2004. A solenidade será realizada no Auditório Nobre do Bloco F do CCS, às 14 horas.
No evento, haverá um painel, cujos participantes apresentarão suas reflexões sobre a trajetória do Programa, seu impacto sobre o ensino das ciências da vida e sobre seu futuro. A Professora Nicole Le Douarin do Institute de France, Doutora Honoris Causa da UFRJ, estará presente na solenidade, assim como o Professor Jorge Almeida Guimarães, presidente da CAPES e Professor Emérito da UFRJ.

 
 
Jazz e chorinho

A Escola de Música da UFRJ promove nesta quarta-feira, dia 8, às 18h30m, , um recital jazzístico e de música popular brasileira com alunos da Escola. O evento ocorrerá no Salão Leopoldo Miguez, e o programa inclui composições de Claude Bolling e de Astor Piazzolla, além de chorinhos variados. É gratuito (e não serão distribuídas senhas). O mesmo repertório já foi apresentado em outubro na Escola e, em função da grande acolhida, volta a ser repetido. A Escola de Música está situada à rua do Passeio, 98, Centro. Tel.: 2240-1391/ 2240-1491.

PROGRAMA
- Claude Bolling – Sonata para dois pianos, contrabaixo e bateria.
Maíra Freitas e Ednaldo Borba (pianos); Cláudio Alves (contrabaixo) e Márcio Romano (bateria).
- Astor Piazzolla – Le Grand Tango (para dois pianos)
Gustavo Medina e Letícia Lima (pianos)
- Pixinguinha, Anacleto de Medeiros, Quincas Laranjeira e Henrique Alves - Chorinhos variados.
Sexteto de Choro Boulevard 28 - Felipe Barros (violão); Júlio Ethal (flauta); Guilherme Sá (cavaquinho); Matheus Magalhães (bandolim); Daniel Karin (pandeiro); e Cláudio Alves (contrabaixo)

 
Natal Musical Brasileiro na UFRJ
O Projeto de Extensão “O Natal Musical Brasileiro na UFRJ” apresenta, em 2004, uma versão paraibana de pastoril., a Lapinha, com o objetivo é fazer representar expressões dramáticas populares. A Lapinha da Paraíba será apresentada no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura (FCC), no dia 9 de dezembro, às 12 horas. Uma segunda apresentação está prevista para o dia 13, no saguão do Centro de Tecnologia (CT), às 11h30. O espetáculo é coordenado pelas professoras Ermelinda Zanini e Maria Aparecida Ferreira, da Escola de Música, e dirigido por Ana Débora Goal.
 
Programa de Oncobiologia do ICB
O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) entregará, no dia 14 de dezembro, os termos de outorga aos 15 contemplados com os auxílios, de vinte mil reais, do Programa de Oncobiologia. Os 23 projetos inscritos foram submetidos à avaliação da mesma equipe de especialistas. O evento começará às 15 horas, no Anfiteatro Nobre do programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas, no Bloco F do Centro de Ciências da Saúde. Nesta mesma oportunidade, Ricardo Brentani, do Instituto Ludwig, apresentará a conferência “Novos Caminhos na Cura do Câncer”.
 
Oficina piloto do Pólo de Educação Permanente da Região Metropolitana I
Será realizada, nos dias 14 e 15 de dezembro, a primeira oficina do Pólo de Educação Permanente da região Metropolitana I do Estado do Rio de Janeiro, no qual fazem parte os hospitais da UFRJ. O objetivo é construir projetos para aprofundar o conhecimento sobre a Educação Permanente e implantar estratégias de EP na rede de serviços de saúde da região, a partir da pactuação entre os vários segmentos interessados na formação das políticas públicas de saúde - gestores, profissionais do setor, instituições formadoras, estudantes e usuários.
A oficina terá lugar no Instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ, no Campus da Praia Vermelha - Avenida Venceslau Brás, 71 - Fundos. As atividades terão início às 8h do dia 14, quando os participantes serão credenciados. Às 8h30min haverá uma mesa redonda com o tema “A Educação Permanente como ferramenta de consolidação do SUS: diferentes olhares”. Outra mesa terá início às 10h45min, com o tema “O que a Integralidade, a Humanização e a Educação Popular têm a ver com Educação Permanente?”, com pausa para almoço às 12h30min. A partir das 14h, os grupos de trabalho se reúnem para identificar prioridades e formular propostas. No dia 15, eles voltam a se reunir às 8h30min, e a partir das 14:00h começa a Plenária, em que se decidirá sobre as sugestões apresentadas.



Notícias anteriores:

30/11/2004 - VIII Vide Video
23/11/2004 - XXVI Jornada Giulio Massarani
16/11/2004 - I Encontro de Floricultura e Plantas Ornamentais