Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-08-30/05_08_30_ponto.php on line 16

Warning: include(http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=ponto&ip=3.133.131.168): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-08-30/05_08_30_ponto.php on line 16

Warning: include(): Failed opening 'http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=ponto&ip=3.133.131.168' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-08-30/05_08_30_ponto.php on line 16
ponto de vista
Ponto de Vista
30.08.2005
Integração Acadêmica em pauta na UFRJ
Diego do Carmo

Integração. Eis um princípio que, guardadas as devidas proporções, sempre fez parte do imaginário humano. Como ser social, o homem desenvolveu formas de interação que, através dos tempos, foram se aperfeiçoando, obedecendo as especificidades de cada era. No entanto, a segregação também faz parte da natureza do ser humano e do seu modo de organização, fazendo com que esses dois fenômenos caminhem juntos.
Na Universidade pública, uma das instituições mais importantes da sociedade, a integração entre a comunidade acadêmica é um dos objetivos mais almejados por administradores, professores e alunos, mesmo num ambiente multidisciplinar por excelência. Exemplo desse esforço está sendo dado agora pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, que oferece, neste semestre, um curso de interação acadêmica para as unidades do Centro.
Para falar da importância desta iniciativa para a universidade, lugar onde as idéias e conceitos da sociedade se renovam, a professora Andréa de Paula Teixeira, coordenadora de Integração Acadêmica do CFCH, brinda os leitores do Boletim Olhar Virtual com seu ponto de vista sobre a questão.

“Penso que a importância do oferecimento de disciplinas de integração acadêmica para a graduação está inserida num contexto mais amplo, que é o da efetiva articulação de cursos de áreas afins. O processo de conhecimento não deve ser constrangido pelas necessidades de formação específica de cada curso. A busca da especificidade é condição imprescindível para a formação de profissionais em cada área, mas não é suficiente para formar profissionais capazes de enfrentar os desafios postos pela contemporaneidade. Desta forma, a criação de disciplinas de integração acadêmica de graduação é apenas o início de um processo maior, de uma efetiva integração curricular de cursos de áreas afins, cujos objetivos são: fomentar uma formação compartilhada de saberes e perspectivas diversas, proporcionar o convívio discente, articular temas de pesquisas, superar os limites das disciplinas particulares, buscar o conhecimento da realidade em suas “múltiplas determinações”. É com base nestes pressupostos que o CFCH está realizando uma experiência piloto com a disciplina “Introdução ao estudo das Relações Internacionais”, do Departamento de História/IFCS, oferecida para os alunos de todos os cursos das unidades que fazem parte do Centro. Com este incentivo à integração, acredito que estamos contribuindo para a construção de uma verdadeira universidade.”

• 23/08/2005 - E o SUS ainda pulsa
• 16/08/2005 - Melhorias vêm sendo feitas. Você é que não percebe