Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-08-23/05_08_23_zoom.php on line 16

Warning: include(http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=ponto&ip=18.188.175.182): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-08-23/05_08_23_zoom.php on line 16

Warning: include(): Failed opening 'http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=ponto&ip=18.188.175.182' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-08-23/05_08_23_zoom.php on line 16
ponto de vista
23.08.2005
Templo do saber
Luciana Campos

Estantes reformadas e pintadas, ambiente mais claro, mobílias novas e espaço maior para os estudantes lerem os livros. Foi assim que ficou a biblioteca do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp/UFRJ) após ter passado por uma pequena reforma no mês de julho. Na última quinta-feira, dia 18, o local foi reinaugurado, contando com a presença da coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da UFRJ, Paula Mello, a diretora e a vice-diretora do CAp, professora Militza Bakich Putzizer e Izabel Gaudart, respectivamente, e a professora de Prática de Ensino em Educação Artística da Escola de Belas Artes, Dircéia Machado Gonçalves.

Segundo a bibliotecária Lúcia Helena Aires, o local ficou mais espaçoso e organizado, facilitando os estudos para os alunos, que viviam reclamando da falta de um espaço maior dentro da biblioteca para estudarem. “Quando cheguei à biblioteca, em fevereiro de 1993, encontrei aqui um depósito de livros amontoados e velhos”, disse ela.

Lúcia conta que os alunos do colégio estavam ansiosos pela reabertura da biblioteca. “Todos os dias eles vinham me perguntar quando iria abrir de novo”, afirmou a bibliotecária.

A professora Militza ressaltou a importância do trabalho realizado pela biblioteca com os pequenos, que, segundo ela, é fantástico. A representante da Associação de pais do CAp, Maria Niskier, e também, mãe de duas alunas do colégio, diz que as bibliotecas são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. “A biblioteca é um lugar lindo, onde tem o saber. É um lugar de troca”, completa Niskier.

A docente Dircéia lembrou que é comum os estudantes da Escola de Belas Artes acharem materiais na biblioteca do CAp que não encontram na EBA. Materiais importantes para o desenvolvimento da prática de ensino, afirma ela.

SiBI

Segundo Paula Mello, coordenadora do SiBI, o órgão tem uma linha de atuação cujo objetivo é melhorar a infra-estrutura das bibliotecas da universidade. A biblioteca do CAp é uma delas. “O que nós fizemos agora foi um investimento na ambientação do salão de leitura e na parte administrativa de processamento técnico do local que estava precisando ser melhorado”, disse ela, que ressaltou a boa repercussão deste ato dentro da escola. “As crianças nos convidaram para sermos homenageados no dia da reinauguração da biblioteca. Ainda nem sei o que irá acontecer”, completou Mello.

Paralelo a esta pequena mudança ocorrida na biblioteca do CAp, segundo Paula, foi encaminhado a reitoria um pedido de reforma maior para o local, que sairia do 2° andar da escola, estabelecendo-se no térreo, com um novo layout e uma sala bem maior. “A biblioteca do CAp é muito bem freqüentada. Os funcionários e os estudantes do colégio adoram vir pesquisar e ler livros aqui. Um espaço com um astral muito bom”, enfatizou a coordenadora do SiBI.

O Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ foi criado em 31 de outubro de 1989, quando seu projeto foi aprovado pela Plenária do Conselho Superior de Coordenação Executiva, CSCE. O órgão tem como principal objetivo integrar as bibliotecas da UFRJ à política educacional e administrativa elaboradas pela instituição, servindo de apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão, estimulando a colaboração técnico-científica, cultural, literária e artística, através do desenvolvimento de serviços e produtos de informação que atendam às exigências de relevância e rapidez. Mais informações sobre o SiBI podem ser encontradas no site do órgão www.sibi.ufrj.br.

Homenagem

Cerca de dez alunos da 4° série do ensino fundamental se revezaram e fizeram uma apresentação sobre o Egito para os que tiveram presentes na reinauguração da biblioteca. Segundo a professora Denise Leipziger, responsável pela turma, os estudantes recusaram ajuda para organizar a apresentação.

Fotos por: Fábio Portugal

• 16/08/2005 - UFRJ cria curso de Ciências Biológicas - modalidade Biofísica
• 09/08/2005 - Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação: o novo perfil do bibliotecário no mercado de trabalho
• 02/08/2005 - Mudanças no Vestibular 2006