Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-08-23/05_08_23_tomenota.php on line 16

Warning: include(http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=ponto&ip=18.188.175.182): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-08-23/05_08_23_tomenota.php on line 16

Warning: include(): Failed opening 'http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=ponto&ip=18.188.175.182' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-08-23/05_08_23_tomenota.php on line 16
tome nota
Tome Nota
23.08.2005
Psicoterapia gratuita para estudantes da UFRJ

A Pró-Reitoria de Graduação (PR-1) deu mais um passo em direção na qualidade de vida dos estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No dia 12 de agosto, a PR-1 firmou um convênio com o Instituto de Psicologia, no qual fica estabelecido que os alunos do alojamento, que necessitarem, receberão gratuitamente tratamento psicoterapêutico. O alojamento recebe, a cada ano, 100 estudantes e é grande a demanda por tratamento desta natureza.

A idéia de implantar o atendimento visa minimizar os problemas apresentados pelos alunos e propiciar a eles melhores condições de êxito na realização do curso de graduação. Segundo a diretora da Divisão de Assistência ao Estudante (DAE), Sonia Maria Furtado, esses alunos enfrentam dificuldades de adaptação, distância de casa, carência de recursos e, até mesmo problemas como alcoolismo, por exemplo. “Há alguns anos a DAE vem lutando pela institucionalização deste trabalho, que é fundamental para melhorar a vida dos estudantes que moram no alojamento. A implementação do serviço é uma vitória para todos nós da DAE e da PR-1”, ressalta.

A princípio, o sistema de atendimento psicológico atenderia somente aos beneficiários dos programas coordenados pela DAE (bolsa auxílio e bolsa apoio). De acordo com a superintendente acadêmica da PR-1, Déia Maria dos Santos, a proposta foi ampliada e agora todos os alunos da UFRJ que se encaixarem no perfil sócio-econômico estabelecido pela DAE poderão ser atendidos gratuitamente pela equipe de psicólogos e estagiários da Divisão de Psicologia Aplicada (DPA), do Instituto de Psicologia.

Os alunos, que desejarem, poderão fazer uma avaliação com a psicóloga da DAE, Ana Maria Rodrigues. Após o reconhecimento do problema, o aluno é encaminhado à Divisão de Psicologia Aplicada, onde passará por uma nova triagem e fará o tratamento psicoterapêutico. “É importante que o estudante possa receber este tipo de atendimento dentro da universidade. Já acompanhava alguns casos, mas era necessária a concretização de um projeto que expandisse os atendimentos, pois, a cada dia, a demanda está aumentando e sozinha não tenho como dar conta de 500 alunos, que fazem parte do atual quadro do alojamento”, explica.

Segundo o diretor do Instituto de Psicologia, Marcos Jardim, com essas ações a universidade está, de fato, cumprindo seu papel, que é cuidar da vida acadêmica e pessoal do estudante.

Na opinião do diretor da DPA, Antônio Geraldo Filho, que ressaltou o empreendedorismo da equipe da reitoria, o convênio firmado também será de grande valia para a formação acadêmica dos estudantes de psicologia, porque, no futuro, poderá haver o desdobramento para estágio curricular.

Ao final da cerimônia de assinatura do convênio, o pró-reitor de graduação, José Roberto Meyer, fez questão de enfatizar a importância de um trabalho contínuo em prol da vida acadêmica e pessoal do estudante da UFRJ. “O mérito do trabalho realizado é da DAE. É fundamental que parcerias como esta (PR-1, DAE e Instituto de Psicologia) sejam realizadas, pois esta Pró-Reitoria daqui a dois anos não será mais a mesma, no entanto, o trabalho realizado por ela permanecerá”, destaca.

Os alunos interessados em receber o atendimento deverão procurar a equipe da DAE, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h.

Veja abaixo a rotina de atendimentos:

• Todos se submeterão à avaliação psicológica, realizada pela psicóloga da DAE, para verificação da problemática apresentada e necessidade de encaminhamento.
  • Os alunos que necessitarem serão encaminhados à Divisão de Psicologia Aplicada (DPA), do Instituto de Psicologia, pela DAE da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1).
  • A solicitação de atendimento será preenchida pela psicóloga da DAE e entregue à DPA pelo aluno.
  • O aluno fará outra entrevista de triagem, com os estagiários da DPA, sendo encaminhado para atendimento nesta mesma divisão.
  • O aluno deverá retornar à DAE para apresentar o comprovante de atendimento.

Fotos por: Marco Fernandes

• 16/08/2005 - CAURJ: Uma boa opção