Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-08-16/05_08_16_zoom.php on line 16

Warning: include(http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=ponto&ip=3.137.161.222): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-08-16/05_08_16_zoom.php on line 16

Warning: include(): Failed opening 'http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=ponto&ip=3.137.161.222' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-08-16/05_08_16_zoom.php on line 16
ponto de vista
16.08.2005
UFRJ cria curso de Ciências Biológicas – Modalidade Biofísica
Vanessa Sol

Uma das novidades do vestibular 2006 da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é o bacharelado em Ciências Biológicas – Modalidade Biofísica. A proposta inovadora surgiu a partir do corpo docente do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), que viu a necessidade de transferir para um curso de graduação a experiência adquirida, ao longo dos anos, no ensino de pós-graduação. O projeto pedagógico do curso foi desenvolvido para formar profissionais em Ciências Biológicas capacitados para atender a novas demandas do setor. Para isso, os alunos contarão com, no mínimo, oito semestres letivos (quatro anos), dos quais os cinco primeiros serão destinados à formação básica e os três posteriores à especialização, que poderá ser na área de biotecnologia, de bioinformática, de biologia estrutural, de toxicologia ambiental ou de biologia de sistemas.

De acordo com o professor do IBCFF, Paulo Bisch, o atual desenvolvimento das ciências biológicas no mundo globalizado requer a integração de diferentes áreas do saber. Por este motivo, o curso foi planejado e implementado através de bases interdisciplinares, envolvendo outras unidades da Universidade, tais como: Institutos de Física e de Matemática, a COPPE Sistemas, além dos Institutos de Ciências Biológicas e de Bioquímica Médica. Com a interdisciplinariedade proposta pelo bacharelado de Biofísica ocorrerá uma mudança significativa no perfil do estudante. Os candidatos a uma das 30 vagas oferecidas, além de gostar de biologia, terão que se identificar com números, já que dentro deste universo eles serão fundamentais. “Em função dos avanços em biociências, é necessário que, cada vez mais, haja a interação entre as áreas de biologia, física, matemática e computação. Assim, o profissional estará apto a manipular informações e gerar inovações em várias áreas de conhecimento”, explica.

Quando o assunto é o campo de atuação, os futuros profissionais da área terão espaço em empresas que desenvolvem fármacos e trabalham com novas terapias gênicas e celulares. “A idéia é que o egresso do curso de Biofísica tenha duas alternativas profissionais. A primeira delas seria tornar-se um cientista, ingressando na área de pesquisa desde o início da graduação, e a outra é atuar em empresas que usem conhecimento de ponta na área das biociências”, destaca o professor Paulo Bisch.

Veja abaixo as áreas de concentração do Ciclo Avançado (especialização) do curso de Biofísica e entenda com elas funcionam:

• Biologia Estrutural: O profissional que optar por esta área de concentração estará habilitado a entender o sistema biológico a partir das estruturas moleculares. Os temas abordados pelas disciplinas são: estrutura e função das biomoléculas, ultraestruturas celulares, moléculas bioativas, reconhecimento molecular, planejamento racional de drogas e vacinas.
  • Biologia de Sistemas: Quem optar por esta área entenderá o sistema biológico de forma integrada. Os temas abordados pelas disciplinas são: Sistema neuro-fisiológico, cardio-vascular, respiratório, endócrino, renal e imunológico.
  • Toxicologia ambiental: Nesta área de concentração estuda-se todo tipo de intoxicação do meio ambiente, indo dos metais pesados até as toxinas produzidas por cianobactérias. Os temas abordados pelas disciplinas são: qualidade ambiental e toxicologia de micropoluentes.
  • Bioinformática: Em geral, nesta área é estudado o tratamento e análise de genomas. Os temas abordados pelas disciplinas do curso são: tratamento e análise de dados genômicos e pós-genômicos.
  • Biotecnologia: Nesta área de concentração, geralmente, os temas abordados pelas disciplinas são a engenharia genética, cultura de tecidos vegetais, trangênese animal e vegetal, cultura de tecidos e engenharia vegetal.

• 09/08/2005 - Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação: o novo perfil do bibliotecário no mercado de trabalho
• 02/08/2005 - Mudanças no Vestibular 2006
• 26/07/2005 - Reformas no CAp