Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-08-16/05_08_16_tomenota.php on line 16

Warning: include(http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=ponto&ip=3.137.161.222): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-08-16/05_08_16_tomenota.php on line 16

Warning: include(): Failed opening 'http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=ponto&ip=3.137.161.222' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-08-16/05_08_16_tomenota.php on line 16
tome nota
Tome Nota
16.08.2005
Uma boa opção

Há dez anos, foi fundada a CAURJ, Caixa Assistencial Universitária do Rio de Janeiro, por professores e funcionários da UFRJ insastifeitos com a assistência médica prestada pelos planos de saúde tradicionais, segundo o economista Luiz Eduardo Pestana de Aguiar Silva, que, atualmente, preside o Conselho Diretor da entidade.

A CAURJ conta com uma rede de mais de 300 clínicas e centros médicos e cerca de 700 profissionais de saúde credenciados, espalhados pelo estado do Rio de Janeiro. Seu plano de saúde cobre todas as exigências definidas pela Agência Nacional de Saúde, ANS, como o direito à internação 365 dias por ano e o não limite de quantidade de exames a serem feitos pelos associados, afirma o professor. Ele lembra ainda, que a CAURJ possui abrangência nacional, permitindo ao associado ter reembolso quando necessário.

Embora pertença ao Sistema Único de Saúde, SUS, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, HUCFF, possui uma ala, que fica no 9º andar do hospital, dedicada a atendimentos de convênios, como o firmado com a CAURJ. O atendimento é da melhor qualidade possível, diz Pestana.

A CAURJ mantém convênios com outras caixas universitárias do país, como as da Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Isso facilita para o associado que, ao sair do Estado do Rio de Janeiro, precise ser atendido em outra unidade da Federação.

Além de funcionários e alunos da UFRJ, a CAURJ atende a integrantes de outras instituições de ensino superior do Rio de Janeiro, como a UNIRIO, a UFF e a UERJ.

Convênio diferenciado

A CAURJ é uma empresa sem fins lucrativos, com autogestão participativa, ou seja, cada associado, estando em dia com as suas contribuições afixadas pela entidade, participa de maneira efetiva das decisões da Caixa, diferenciando-se dos planos de saúde convencionais, cujo lucro é um dos objetivos daqueles que estão à frente da empresa, afirma Pestana.

Há planos de saúde que não aceitam como dependentes aqueles cônjuges do mesmo sexo. Na CAURJ, isso não é problema. Os associados podem colocar como dependentes filhos, cônjuges e parentes próximos, diz Pestana.
Nenhum dos que integram a direção da CAURJ recebe pelos serviços prestados.

A CAURJ oferece planos opcionais como o SOS, atendimento médico pré-hospitalar 24h por dia em casos de urgência e emergência, e o plano odontológico.

Como se associar

Aqueles que desejaram se associar a CAURJ devem dispor de algum documento que comprove seu vínculo com instituições públicas de ensino superior do estado do Rio de Janeiro, como UFRJ, UERJ, UFF e Unirio.

A sede da CAURJ fica na avenida Venceslau Brás, 71, no campus da Praia Vermelha. Outras informações estão disponíveis no site www.caurj.com.br

Concurso

A CAURJ está realizando um concurso para escolha do selo comemorativo de 10 anos da instituição. Os participantes terão que ser estudantes de estabelecimentos públicos do ensino superior sediados na região metropolitana do Rio de Janeiro, com matéria ativa no ano de 2005.

A data limite para a inscrição e apresentação da logo é 16 de setembro de 2005. O 1º lugar receberá R$ 3.000; o 2º lugar R$ 1.500; e o 3° lugar irá receber R$ 500. Todos serão inscritos no Plano Ambulatorial da CAURJ, com isenção de pagamento de 6 mensalidades. Mais esclarecimento pelo telefone 2542-5085.

Notícias anteriores:

• 09/08/2005 - Recuperação de vias no Fundão