Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-08-09/05_08_09_cursos.php on line 16

Warning: include(http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=cursos&ip=3.137.162.110): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-08-09/05_08_09_cursos.php on line 16

Warning: include(): Failed opening 'http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=cursos&ip=3.137.162.110' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-08-09/05_08_09_cursos.php on line 16
cursos e palestras
Cursos e Palestras
09.08.2005
Seminário Celso Furtado e o século XXI

O salão Pedro Calmon, no campus da Praia Vermelha, será, entre os dias 15, 16 e 17 de agosto, o palco do seminário Celso Furtado e o século XXI. Idealizado pelo Instituto de Economia, o evento será organizado em torno de mesas temáticas, cada uma delas definida em função de uma área à qual Furtado tenha dado contribuições seminais. Cada expositor será convidado a avaliar a obra de Furtado não pelas respostas que nos deu aos problemas de seu tempo, mas pela contribuição que pode dar às perguntas colocadas em nosso presente.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.ie.ufrj.br
A seguir a programação.

15/08
17h – Mesa de abertura – Aloísio Teixeira (reitor da UFRJ), João Sabóia (Diretor IE/UFRJ)
Palestrantes: Antonio Barros de Castro (BNDES), Theotonio dos Santos (UFF), Maria da Conceição Tavares (IE/UFRJ), e Octavio Rodriguez (Universidad de la Republica, Uruguai).

16/08
9h – Economia do Desenvolvimento – Coordenador: Carlos Medeiros (IE/UFRJ)
Palestrantes: Fabio Erber (IE/UFRJ), Luis Carlos Bresser Pereira (FGV/SP), Carlos Lessa (IE/UFRJ), Marcio Pochmann (Unicamp), François Chesnais (EHESS, França);
14h – Sistema Financeiro Internacional – Coordenador: Francisco Eduardo Pires de Souza (IE/UFRJ)
Palestrantes: Paulo Nogueira Baptista Jr. (FGV/SP), Fernando Cardim de Carvalho (IE/UFRJ), Joaquim Andrade (UnB), e Eugenio Correa (UNAM, México);
16h30min– História do Brasil e da América Latina – Coordenador: Elisa Muller (IE/UFRJ)
Palestrantes: Pedro César Dutra Fonseca (UFRGS), Wilson Cano (Unicamp), Gregório Vidal (UAM, México), e João Antonio de Paula (UFMG).

17/08
9h – Política Econômica para o Desenvolvimento – Coordenador: José Cassiolato (IE/UFRJ)
Palestrantes: Mariano Laplene (Unicamp), Yashiaki Nakano (FGV/SP), Jorge Katz (Universidade do Chile), Eduardo Albuquerque (UFMG), e Arturo Guillén (UAM, México);
14h – Economia Regional – Coordenadora: Helena Lastres (IE/UFRJ)
Palestrantes: Renato Baumann (Cepal), Clelio Campotina (UFMG), Clóvis Cavalcanti (Fundaj), e Jair do Amaral Filho (UFCE);
16h30min– Crítica à Teoria Econômica – Coordenador: João Sicsú (IE/UFRJ)
Palestrantes: Luiz Gonzaga Bellazzo (Unicamp), Eleutério Prado (USP), Ricardo Bielschowski (Cepal) e Mauricio Coutinho (Unicamp).

Curso de extensão: Ensino Superior no Brasil; Trajetória e Desafios

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) está promovendo, entre os meses de setembro a dezembro, o curso de extensão: Ensino Superior no Brasil; Trajetórias e Desafios. Os professores, alunos e funcionários de instituições de ensino superior que se inscreverem terão aulas às quartas-feiras, de 18h30 às 20h30, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (no Largo de São Francisco, Centro) e as quintas-feiras, de 16h às 18h, no Centro de Ciências da Saúde (Ilha do Fundão).
Aos alunos que obtiverem 70% de freqüência na aulas e nota final superior a 7,0 (sete) nas avaliações propostas, serão conferidos certificados de conclusão de curso, com registro dado pela Pró-Reitoria de Extensão da universidade.
O curso é gratuito. Mais informações podem ser obtidas pelo número 2562-6704 ou pelo e-mail antonio@ccsdecania.ufrj.br

A seguir o programa do curso:

I – Origens e História do Ensino Superior: aspectos históricos e filosóficos da educação superior.
- A formação das elites e a construção do Estado Nacional.
- Retrospectiva da Educação Superior no Brasil. Colônia, Império e República.

II – Trajetória e Desafios da Educação Superior no Brasil.
- Universidade e sociedade.
- Universidade e desenvolvimento nacional.
- Novos caminhos e desafios: propostas para a reforma do ensino superior.

Curso de Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva: Uma Introdução

No dia 19 de agosto, será realizado, no Instituto de Psiquiatria (IPUB), o curso Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva: Uma Introdução, promovido pelo Laboratório de Neuropsicologia e Cognição do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e da Faculdade de Medicina da UFRJ, a cargo da professora Lidia Cardoso.
O conteúdo do evento inclui a definição e os principais conceitos da Neuropsicologia (localização cerebral das funções psíquicas superiores, o contexto social e a reabilitação cognitiva) e a reabilitação cognitiva de pacientes com AVC (Acidente Vascular Cerebral) e traumas cerebrais. Neste módulo, destaque será dado às reabilitações da atenção, da memória e das funções executivas.
O curso tem como público-alvo os alunos e profissionais de Psicologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia.
As inscrições podem ser feitas na Secretaria Acadêmica do Departamento de Psiquiatria do IPUB, no próprio Laboratório de Neuropsicologia e Cognição, na sala 15 do Bloco F, 11º andar do Hospital do Fundão ou pela Internet, através do e-mail labcognicaoufrj@yahooo.com.br .
Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 2562-2233.

• 02/08/2005 - Conferência sobre ciência e tecnologia
• 26/07/2005 - Abertas as inscrições para Pós no Núcleo de Computação Eletrônica (NCE)
• 19/07/2005 - Seminário sobre política no FCC