Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-08-02/05_08_02_zoom.php on line 16

Warning: include(http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=zoom&ip=18.223.21.5): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-08-02/05_08_02_zoom.php on line 16

Warning: include(): Failed opening 'http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=zoom&ip=18.223.21.5' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-08-02/05_08_02_zoom.php on line 16
Untitled Document
Zoom
02.08.2005
Mudanças no Vestibular 2006
 
Vanessa Sol
 

O vestibular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um dos mais concorridos do Brasil, passou por mudanças para facilitar a vida dos candidatos. Todos os anos, cerca de 45 mil inscritos concorrem a uma vaga e sonham com o dia da aprovação. O concurso de acesso aos cursos de graduação definiu seu novo modelo acadêmico de avaliação para 2006, agora com dois dias de provas, e a forma de inscrição dos candidatos, que só poderão ser feitas pela internet. Foram criados também quatro novos cursos de graduação, além da ampliação do número de vagas de cursos já existentes.

Segundo o coordenador acadêmico do concurso, professor Luiz Otávio Teixeira, a principal razão para a simplificação do modelo acadêmico,

de três para dois dias, foi a análise do calendário de provas estabelecido pelas universidades. “No Rio de Janeiro existe um grande número de universidades públicas (UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, Ence, Cefet) e os dias de provas não podem coincidir, então, quando estabelecemos o calendário percebemos que o candidato fica três meses fazendo provas, o que é um verdadeiro massacre do estudante. A partir de um esforço conjunto de três grandes universidades resolvemos tirar um dia de prova para beneficiar o candidato”, explica.

Com a mudança, o tempo de duração das provas também foi alterado. Agora, são cinco horas para cada dia. Os candidatos farão, no primeiro dia, as provas de redação, língua portuguesa e literatura brasileira e mais quatro provas não-específicas. O segundo dia será destinado à realização das provas específicas de cada área. De acordo com o coordenador acadêmico do concurso, o cálculo feito foi o seguinte: uma hora para a prova de redação, uma para a de língua portuguesa e literatura brasileira e 35 minutos, aproximadamente, para cada prova não específica. “As provas menores e mais simples permitem que os candidatos concluam-nas em menor tempo também”, destaca.

Após a redução do calendário, a comissão acadêmica do vestibular precisou fazer alguns ajustes em relação à estrutura das provas. Como elas são discursivas, o candidato precisa de mais tempo para realizá-las. Segundo o coordenador acadêmico do concurso, uma medida para equacionar o binômio tempo/ tamanho da prova foi a redução do número de questões. Agora as provas não- específicas têm apenas cinco questões. “Ano passado foi feito um ensaio das mudanças que pretendíamos colocar em prática este ano. Diminuímos o tamanho da prova de física não-específica e tivemos resultados bastante positivos, com rendimento superior ao dos anos anteriores. Este sistema privilegia aquele candidato que estabelece relações, que raciocina. Além disso, foi capaz de atingir o principal objetivo do concurso, que é selecionar”, explica Luiz Otávio.

Em relação ao nível de dificuldade, as provas continuam tendo questões fáceis, medianas e difíceis. De acordo com o coordenador, esta é a melhor maneira para que os alunos de todas as áreas e carreiras possam resolvê-las. “Se as provas forem muito fáceis ou difíceis demais, não contemplamos a todos os candidatos”, explica Luiz Otávio.

Para não serem pegos de surpresa, o coordenador ressalta que os candidatos devem ficar atentos à administração do tempo e refazer as provas dos anos anteriores, que estão disponibilizadas na página www.vestibular.ufrj.br .

Inscrições pela internet

Para agilizar o concurso, a comissão decidiu informatizar as inscrições, que só poderão ser feitas pela internet. Assim, quando as inscrições estiverem terminando, o banco de dados sobre os candidatos estará pronto. “Com o passar dos anos é natural que as inscrições sejam feitas pela internet por ser mais rápido e eficiente que os formulários em papel”, explica.

De acordo com Luiz Otávio Teixeira, a mudança foi feita com base nas respostas do questionário sócio-cultural que os candidatos respondem ao fazer a inscrição. “No ano passado, 85% dos candidatos responderam que têm acesso à internet”, destaca.

Além disso, o coordenador enfatiza que o programa de preenchimento da inscrição é muito simples e não permite que o candidato erre ao preenchê-lo, pois o sistema impede que se passe para outro campo de formulário sem que o anterior esteja correto ou vazio. “Evitar os erros é a maior vantagem da inscrição pela internet”, ressalta Luiz Otávio.

Para os que não tiverem acesso a internet, serão colocados à disposição dos candidatos 29 postos informatizados em todo o estado com monitores para auxiliar na hora da inscrição. No entanto, o coordenador afirma que é importante não deixar para fazer a inscrição no último dia, a fim de evitar imprevistos.

Novos Cursos

Para suprir as demandas acadêmicas de cada unidade da Universidade, estão sendo oferecidas 231 novas vagas este. Entre os cursos novos estão Ciências Biológicas Modalidade Biofísica, com 30 vagas, Licenciatura em Ciências Biológicas/Macaé, com 50 vagas, criação do curso de diurno de Bacharelado em Educação Física, com 80 vagas. Já na área de ciências humanas foi criado o curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, com 30 vagas. Além disso, foram criadas novas vagas nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, oito vagas, Ciências Biológicas Modalidade Médica, sete vagas, Microbiologia e Imunologia, 5 vagas, Nutrição, oito vagas, e Bacharelado em Música, 13 vagas.

 
 
 

Notícias anteriores:

• 26/07/2005 - Reformas no CAp
• 19/07/2005 - Habilitação em ciência forense
• 12/07/2005 - Escola de Música une arte e ciência na Jornada 2005