Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-07-19/05_07_19_zoom.php on line 16

Warning: include(http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=zoom&ip=3.149.243.32): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-07-19/05_07_19_zoom.php on line 16

Warning: include(): Failed opening 'http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=zoom&ip=3.149.243.32' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-07-19/05_07_19_zoom.php on line 16
19.07.2005
Habilitação em ciência forense

Carlos Eduardo Cayres

O Instituto de Bioquímica Médica da universidade está com a proposta de criar, como habilitação da graduação de biomedicina, o curso de ciência forense, que terá como objetivo, capacitar estudantes para atuar na área, dentro do âmbito específico das ciências biológicas. Segundo Franklin Rumjanek, diretor do Instituto, a UFRJ possui bastante recursos na área de genética forense, de entomologia forense (estuda larvas de insetos que só vingam em determinados ambientes, tornando possível precisar hora de falecimento, entre outras coisas), e

de antropologia forense (ciência importante para determinar tipos de ossada, sexo do cadáver, idade...); o que facilita desenvolver com qualidade a nova habilitação
.Além disso, Franklin falou de um laboratório da universidade, responsável pela análise de substâncias proibidas como, por exemplo, asteróides, anabolizantes, que se colocou disposto a participar dessa iniciativa.
— Com essa participação, vamos tentar reunir boa parte das disciplinas da área biológica, para compor um treinamento no setor forense, que forneça aos alunos a idéia de como se realizar perícias dentro dessas várias especialidades – disse.
Com relação à organização da nova habilitação, o diretor afirmou que a idéia principal é ter nos dois primeiros anos, um ciclo básico, responsável por oferecer aos estudantes noções abrangentes do curso.

. A partir do quinto período, os graduandos poderão escolher pela habilitação em ciência forense, onde terão dois anos de aprendizado específico.
Se houver uma procura muito grande pela habilitação, dispositivos de seleção serão introduzidos. Não se sabe ao certo quais serão, mas Franklin adiantou que “se a procura for grande, a seleção será feita pelo CR (Coeficiente de Rendimento) anterior dos alunos, ou por critérios de avaliação mais específicos”.
O Instituto de Bioquímica Médica não tem urgência em montar a grade curricular do curso, pois mesmo que ele entre no vestibular de 2006, todas as exigências administrativas terão dois anos para serem cumpridas.

A meta principal da ciência forense é prover apoio científico para as investigações. Ela é uma especialidade que utiliza todo o conhecimento básico da química, da biologia, da física, para estabelecer ou descobrir evidências na cena de um crime. Seu principio básico é o fato irrefutável de que todo e qualquer tipo de contato deixa um rastro. Se uma colisão seguida de fuga ocorre, há transferência de pintura; se um assaltante quebra uma janela de vidro, são achados pedaços do vidro em suas roupas; o disparo de uma arma deixa resíduos de pólvora nas mãos do usuário.
O estudo de ciência forense teve início quando o professor Henry Holmes Croft testemunhou quanto ao homicídio cometido pelo Dr. William Henry King. O professor Croft testemunhou que tinha encontrado onze grãos de arsênico no estômago da Sra. Sarah King, esposa de Dr.William. Como conseqüência, o doutor foi condenado pelo assassinato.

• 12/07/2005 - Escola de Música une arte e ciência na Jornada 2005
• 05/07/2005 - A natureza agradece