Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-07-19/05_07_19_nofoco.php on line 17

Warning: include(http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=nofoco&ip=3.149.243.32): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-07-19/05_07_19_nofoco.php on line 17

Warning: include(): Failed opening 'http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=nofoco&ip=3.149.243.32' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-07-19/05_07_19_nofoco.php on line 17
Untitled Document
No Foco
19.07.2005
NUPEM de fôlego novo
Fernando Pedro

Quem participou da animada cerimônia de conclusão do XIVº Curso de Educação Ambiental para Professores nas dependências do NUPEM– Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé / UFRJ - dia 15 de julho, teve muitos motivos para festejar. Há pouco menos de um mês, as instalações do Núcleo foram surpreendidas por fortes rajadas de ventos de mais de 100 km/h, que praticamente arrancaram os telhados e expuseram à chuva seus laboratórios, salas de aula, biblioteca, cozinha e alojamento. No fatídico dia 20 de junho, estavam sendo desenvolvidas várias pesquisas de alunos de graduação do Instituto de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade, mas ninguém saiu ferido. Já no dia 21 de junho, a reitoria da UFRJ considerou a gravidade dos danos ocorridos e através de sua Prefeitura coordenou e enviou uma “força-tarefa”, com 18 profissionais, oriundos do Pólo Náutico e da Prefeitura. Composta por carpinteiros, pedreiros, marceneiros, eletricistas, bombeiros hidráulicos e ajudantes, coordenados pelo servidor José Carlos, do Pólo Naútico, a força-terefa conclui seus trabalhos dia 1 de julho, com absoluto sucesso. O professor Vinícios Farjalla, um dos Coordenadores do NUPEM, entrevistado pelo Olhar Virtual, declarou: “ A recuperação foi fantástica. A situação era catastrófica e hoje não temos uma goteira sequer”. Ele fez questão frisar a competência e rapidez dos trabalhos e lembrou também o auxílio do pessoal do Núcleo de Computação Eletrônica , no diagnóstico e recuperação dos equipamentos de informática.

Perspectivas

No encerramento do XIV Curso, um auspicioso anúncio foi feito por um dos seus coordenadores, a professora Déia Maria, que também atua como superintendente da Pró-reitoria de Graduação, PR-1. Começarão, no primeiro semestre de 2006, as aulas do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, ministradas no novo prédio do NUPEM, que fica próximo às suas instalações pioneiras e ao Centro de Convenções de Macaé. A nova edificação é fruto de uma intensa parceria entre a prefeitura de Macaé e o NUPEM, que também conta com a decisiva colaboração da Petrobras para a realização de seus projetos científicos e de educação ambiental.
Desde a década de 80 que a equipe do Laboratório de Limnologia da UFRJ desenvolve pesquisas na região Norte–Fluminense, através do Projeto Ecolagoas. Elas foram de vital importância para a criação do NUPEM, em 1994. Entre seus principais articuladores está o professor Francisco Esteves, que junto com a equipe do Núcleo atuaram de forma decisiva para a demarcação e criação, em 1998, do Parque Nacional de Jurubatiba, a maior área de restinga preservada do país e que envolve os municípios de Macaé, Quissamã e Carapebus. Este fabuloso espaço, considerado pela UNESCO área de reserva da Biosfera, já propiciou o desenvolvimento de mais de 50 teses de pós-graduação. Equipes de universidades estrangeiras, como a de Minnesota ou Wyoming, ambas dos EUA, aparecem em fotos expostas nas paredes do NUPEM, que também vem abrigando em seus alojamentos e compartilhando em seus laboratórios pesquisadores da Alemanha, Dinamarca, Suécia, por exemplo. Em outras fotografias, também e possível recordar as turmas participantes do 1º Curso de Educação Ambiental para Professores do Ensino Fundamental de Macaé e Região (28/01 a 1/02 de 2002) ou do 1º Curso de Educação Ambiental e Segurança do Mar para Pescadores do Norte Fluminense (26 a 30/11/2001). Esse trabalho de pesquisa, associado à difusão de seus resultados para apoiar a luta pela preservação de ecossistemas, a realização de cursos, que já acolheram mais de 1000 professores da rede de ensino da região e cerca de 6000 crianças e jovens, fez com que o NUPEM enraizasse a sua presença junto a comunidade e adquirisse a confiança da Poder Público e a parceria da Petrobras.
Na solenidade de encerramento do XIV Curso para Professores, o representante da FUNEMAC — Fundação de Ensino de Macaé, professor Jorge Aziz, afirmou: “Esse modelo de interiorização da UFRJ e de integração com os municípios do norte do estado é um modelo a ser seguido por todas as instituições de ensino superior que tenham a preocupação de estender as ações de pesquisa ensino e extensão. A pesquisa veio na frente e ela gerou uma massa crítica de informação, de conhecimento e de cultura que hoje irradia para toda a sociedade. Existe até uma apropriação institucional da Universidade por parte da população, que tem uma identidade muito forte com o NUPEM, por sua atividade radiante de pesquisa e difusão de conhecimentos”

[ Leia a matéria na íntegra no NOTÍCIAS UFRJ ]

.Fotos por: Marco Fernandes