Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-07-12/05_07_12_zoom.php on line 16

Warning: include(http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=zoom&ip=3.22.248.208): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-07-12/05_07_12_zoom.php on line 16

Warning: include(): Failed opening 'http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=zoom&ip=3.22.248.208' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-07-12/05_07_12_zoom.php on line 16
Untitled Document
12.07.2005
Escola de Música une arte e ciência na Jornada 2005

Diego do Carmo

A XXVII edição da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, antes mesmo de seu início, no próximo dia 4 de outubro, já entra para a história da Escola de Música da UFRJ. Nunca tantos trabalhos desta unidade foram selecionados para o evento, que apesar da alcunha científica, também tem o seu lado artístico, como o próprio nome diz. Quinze trabalhos que se distribuem pelas áreas de interpretação, musicologia histórica e até mesmo etnomusicologia (antropologia da música), poderão ser vistos representando a mais antiga instituição de ensino musical do Brasil na Jornada 2005.
“Tivemos um número recorde de submissões de trabalhos esse ano. Há 10 anos atrás, quando eu já participava de Jornadas aqui na UFRJ, tínhamos cinco trabalhos no máximo, como média de projetos inscritos na unidade”, afirma o coordenador da Pós-Graduação da Escola, professor Samuel Araújo.

Segundo o professor, nos últimos 20 anos, se intensificou muito a disseminação da cultura da pesquisa dentro da área cultural e musical no Brasil. Isso teria ajudado a diminuir um pouco a falta de sintonia entre a atividade artística e a pesquisa científica, mudando a realidade que marca a relação entre ambas.
“Hoje, no Brasil, temos cerca de 20 cursos de pós-graduação na área de artes, integrando as atividades da pós com a de graduação. Esse número reflete o crescimento da área de pesquisa dentro do setor de artes na Academia Brasileira como um todo”, afirma.
Dos quinze trabalhos da unidade que estarão no próximo dia 5 de outubro na agenda de apresentações da Jornada, na Escola de Música, se destaca o Música, memória e sociabilidade da Maré, projeto realizado na Comunidade da Maré, com apoio do CNPq e da FAPERJ, que se dedica ao mapeamento das práticas musicais no local, promovendo discussões integradas sobre cidadania, política e identidade. O objetivo é formar pesquisadores entre os moradores da comunidade.
“Através desse projeto estamos integrando a graduação da UFRJ — temos quatro alunos com bolsas de iniciação artística e cultural — com 20 jovens de escolas de 2º grau da Maré. Esses jovens estão tendo a mesma formação dada aos universitários. Os trabalhos feitos por eles estão sendo apresentados em diversos Fóruns. Inclusive, já participaram de um Colóquio sobre direito de imagem e do som e antropologia na USP. Em outubro é a vez da Jornada”, afirma Samuel Araújo, que também coordena esse projeto. Para o professor, ser contemplado com uma bolsa do CNPq é muito significativo pelo critério rigoroso de seleção usado pela instituição.
“Foram 800 concorrentes e apenas dois na área de artes conseguiram o benefício. Sem falar que no ano passado conseguimos também a bolsa Cientistas de Nosso Estado, concedida pela FAPERJ”, acrescenta.
Além do Música, Memória e Sociabilidade da Maré o professor Samuel também citou outros quatro trabalhos relevantes que tratam de música judaica, algumas composições dos séculos XVIII e XIX e um projeto da biblioteca da Unidade que visa a digitalização de partituras históricas.
A apresentação de projetos na Jornada é aberta a qualquer aluno da graduação, possuidor de bolsa ou não, que seja orientado por um professor ou técnico-administrativo da UFRJ, com doutorado ou mestrado. Os bolsistas da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR-2) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/PIBIC) são obrigados a inscreverem trabalhos no evento. As inscrições são organizadas por unidade, onde são selecionados os melhores trabalhos para a mostra que acontece nos Centros. A comissão julgadora é composta por dois avaliadores; no caso da Escola de Música, um deles virá de fora da UFRJ.
“A Escola de Música tem um potencial muito grande na pesquisa, já que possui 22 doutores. Contudo, convidamos uma pesquisadora do CNPq para avaliar os trabalhos para essa edição da Jornada”, fala Samuel Araújo.
A Jornada 2005 começa no dia 4 de outubro, com uma sessão de abertura no auditório do Centro de Tecnologia (CT), às 9h30min.

Notícias anteriores:

• 05/07/2005 - A natureza agradece