Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-07-12/05_07_12_ponto.php on line 16

Warning: include(http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=ponto&ip=3.22.248.208): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-07-12/05_07_12_ponto.php on line 16

Warning: include(): Failed opening 'http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=ponto&ip=3.22.248.208' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-07-12/05_07_12_ponto.php on line 16
ponto de vista
Ponto de Vista
12.07.2005
Se esse Rio fosse meu, eu mandava sanear
Carlos Eduardo Cayres

Uma casa, um riacho, crianças brincando. Tudo isso em plena cidade grande. Talvez esse seja o sonho de alguns brasileiros, e o pesadelo de muitos. Levando em consideração que a casa está localizada numa região onde não existe saneamento básico, o rio se transforma rapidamente em valão, as crianças em menores carentes, e a cidade em uma verdadeira selva de pedra. Por mais lúdico que pareça, essa é a realidade encarada pelos moradores da região metropolitana do Rio de Janeiro.
Dados de uma pesquisa realizada pelo IBGE comprovaram que mais de 37% dos domicílios localizados nessa região, não contam com rede de esgoto. Assustada com o resultado, a equipe do Olhar Virtual convidou o professor e engenheiro, Isaac Volscham, para discutir a situação.

Professor Isaac Volscham

"Embora muita coisa venha sendo feita nos últimos anos, existe uma deficiência muito grande no que diz respeito ao esgotamento sanitário. O fator central do problema é o tamanho do déficit. Ele está elevadíssimo, e reduzi-lo custa bastante caro, logo temos que conviver com essa realidade, pois só aos poucos as atitudes cabíveis poderão ser tomadas. Não existem soluções emergenciais. O que existe são providências que devem ser empreendidas como, por exemplo, políticas públicas para melhorar a situação, estabelecendo serviços de maior eficiência.
Um conjunto de fatores cerca a problemática do saneamento nas regiões metropolitanas. Está em discussão, no momento, o modelo de condução do setor de saneamento para saber de que forma vai se regulamentar a participação da iniciativa privada, principalmente, nessas regiões — local que depende muito das companhias estaduais de saneamento —, e quem será o responsável pela prestação desses serviços. Existem inúmeras interpretações em cima de quem deve ser o responsável: alguns atribuem aos municípios, outros ao estado; aos estados da federação. Após o término da discussão, estando definido com quem fica a responsabilidade, será menos complicado conduzir a situação de precariedade no saneamento.
Os fatores que emperram o andamento desse setor são: administração, gestão, capacitação técnica e prestadores de serviço. Isso nas áreas onde existe saneamento básico. Em locais desprovidos desse tipo de serviço a situação é muito mais complexa. Eles terão que esperar um pouco mais."

• 05/07/2005 - Resultados comprovados
• 28/06/2005 - É hora da escolha