Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-07-12/05_07_12_nofoco.php on line 17

Warning: include(http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=nofoco&ip=3.22.248.208): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-07-12/05_07_12_nofoco.php on line 17

Warning: include(): Failed opening 'http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=nofoco&ip=3.22.248.208' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-07-12/05_07_12_nofoco.php on line 17
No Foco
12.07.2005
A UFRJ ajuda revitalização da pesca em Macaé
Luciana Campos

O projeto Desenvolvimento da Atividade de Beneficiamento de Pescado de Macaé, coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica da UFRJ, Sidney Lianza, é fruto de um estudo, Pesquisa-Ação na Cadeia Produtiva da Pesca em Macaé, que foi iniciado em meados de 2004. Este estudo resultou de uma parceria entre o Núcleo de Solidariedade Técnica (SOLTEC/UFRJ), o Pólo Náutico/UFRJ e o Núcleo de Pesquisas

Ecológicas de Macaé (NUPEM/Instituto de Biologia/UFRJ).
Uma das expectativas do projeto é a implementação um empreendimento econômico solidário (EES) na atividade de beneficiamento de pescado no município de Macaé, que deverá organizar-se de forma autogestionária. Para isso, o estudo irá contar com uma equipe interdisciplinar, da qual farão parte profissionais de diferentes áreas, como engenheiros e biólogos, além da participação de representantes do poder público municipal e federal, da Cooperativa Mista de Pescadores da cidade, das mulheres trabalhadoras da pesca (descascadeiras de camarão, fileteiras de peixe, artesãs de pescado etc) e da Escola Municipal de Pescadores, importante pólo de geração de conhecimentos para os envolvidos no empreendimento.
Além de estabelecer um EES, o projeto pretende conscientizar os pescadores da região a respeito da importância do desenvolvimento sustentável do local onde trabalham. Para isso, planejam promover a formação de agentes sociais e solidários. Estes serão escolhidos dentre os que se destacaram com capacidade de liderança e representatividade na realização da Pesquisa-Ação e passarão por cursos que irão lhes fornecer conhecimento a respeito de desenvolvimento sustentável, diz o professor de engenharia naval e integrante da equipe executora do projeto, Fernando Amorim.
Os pesquisadores ao chegarem em Macaé constataram a dura realidade dos trabalhadores que vivem da pesca na região. “Era evidente a falta de organização dos pescadores e a precariedade das condições de trabalho na atividade pesqueira do município, mesmo sendo a terceira em importância sócio econômica da região”, afirma o professor Amorim.

[ Leia a matéria na íntegra no NOTÍCIAS UFRJ ]

• 05/07/2005 - Museu Nacional completa 187 anos com boas perspectivas