Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-06-28/05_06_28_ponto.php on line 16

Warning: include(http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=ponto&ip=3.129.45.92): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-06-28/05_06_28_ponto.php on line 16

Warning: include(): Failed opening 'http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=ponto&ip=3.129.45.92' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-06-28/05_06_28_ponto.php on line 16
ponto de vista
Ponto de Vista
28.06.2005
É hora da escolha
Luciana Campos

Após seis anos de graduação, os jovens médicos escolhem uma área dentro da medicina em que pretendem se especializar. A esta fase, chamamos de residência médica, caracterizada por treinamento em serviço. Sobre o processo seletivo para os novos residentes promovido pela UFRJ, o Olhar Virtual conversou com a coordenadora da residência médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Dra Rosane Goldwasser, que nos disse o seguinte:
“A residência médica é uma especialização, na forma de pós-graduação, caracterizada por treinamento em serviço, sendo considerada padrão-ouro na formação do médico. Hoje, a UFRJ, através de suas instituições hospitalares, desenvolve 40 programas de residência médica, capacitando 305 médicos por ano para o atendimento à população nas mais diversas especialidades. O processo de seleção para a residência médica é público e realizado anualmente. Participam da comissão de organização do concurso professores da Faculdade de Medicina e médicos das instituições hospitalares da UFRJ.

No dia 14 de junho, estiveram reunidos em Brasília, no Ministério da Educação, vários coordenadores de programas de residência médica de todo o país. Este foi um encontro promovido pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) para discutir o processo de seleção do concurso de residência médica.
Partindo de uma nova resolução, em que é facultada a possibilidade da instituição realizar uma prova de seleção prática, abrangendo todas as cinco áreas básicas de conhecimento médico (clínica médica, cirurgia geral, obstetrícia e ginecologia, pediatria e medicina preventiva e social) com peso 5, a UFRJ foi convidada pela CNRM para apresentar sua experiência desenvolvida no último concurso para residentes. Com uma ferramenta inovadora, na qual foram avaliadas as habilidades técnicas e o comportamento (atitudes e valores éticos e humanos) e a capacidade cognitiva dos médicos, a UFRJ destacou-se por ter realizado um concurso ímpar, segundo a avaliação dos próprios candidatos.
A coordenadora do programa de cirurgia geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Drª. Elizabeth Santos, e eu representamos a instituição no encontro. Além da UFRJ, também apresentaram suas experiências as seguintes instituições: UNIFESP, USP. USP-Ribeirão Preto, UNICAMP, UERJ e Faculdade de Campos.
As conclusões da plenária foram as seguintes: a prova prática é importante ferramenta do processo seletivo que deverá ser implantada nos concursos, no entanto, deverá haver um prazo maior para esta modificação, uma vez que as instituições não universitárias poderão ter mais dificuldades; a CNRM deverá traçar diretrizes para esta prova, respeitando as individualidades e heterogeneidades das instituições e do país. Foi consenso que este processo avalia a graduação médica e vai ao encontro das mudanças propostas nas diretrizes curriculares”

• 21/06/2005 - O desmatamento na amazônia
• 14/06/2005 - O perigo dos diplomas de pós no estrangeiro