Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-06-28/05_06_28_fiquedeolho.php on line 16

Warning: include(http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=fiquedeolho&ip=3.129.45.92): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-06-28/05_06_28_fiquedeolho.php on line 16

Warning: include(): Failed opening 'http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=fiquedeolho&ip=3.129.45.92' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-06-28/05_06_28_fiquedeolho.php on line 16
fique de olho
Fique de Olho
28.06.2005
Teatro a R$ 5,00 para alunos da UFRJ

Os estudantes da UFRJ têm um bom motivo para freqüentar o teatro. A peça A falta que nos move, sob a direção de Christiane Jatahy, está fazendo uma promoção: alunos desta universidade, munidos de documento pagam, apenas, R$ 5,00. O espetáculo será apresentado no palco do Teatro Sergio Porto, sexta e sábado, às 21h e domingo às 20h, do dia 25 de junho a 10 de julho.
O teatro fica localizado na rua Humaitá, 163.

Arraiá da UFRJ mobiliza estudantes no Campus da Praia Vermelha

O Forum de Ciência e Cultura da UFRJ promove a maior festa junina já ocorrida na Universidade. Para isso, conta com estudantes de mais de 15 CA’s. Participam alunos da Economia, Letras, Serviço Social, Pedagogia, Administração, Biologia, Engenharia, História, dentre outros.

O evento será nos dias 8 e 9 de julho, das 15h à meia-noite, no Campus da Praia Vermelha. Esse é o segundo ano em que o Arraiá da UFRJ é realizado pelo Forum de Ciência e Cultura. A entrada é franca e o traje é a caráter.
Para a festa, vão ser montadas 34 barracas com comidas e bebidas típicas e haverá espaço para dança, quadrilha, brincadeiras e apresentação de grupos folclóricos e bandas de forró. Além disso, será realizado um concurso para a escolha dos melhores nas categorias: dança, música, beleza e originalidade. Os vencedores de “barraca mais bonita”, “casal caipira mais original” e “melhor casal de dançarinos de forró” serão premiados.
Durante a festa, adultos e crianças vão poder brincar à vontade. Eles podem escolher desde touro mecânico a pula-pula além de outros como dança da laranja, boca do palhaço, pescaria, correio do amor e dança das cadeiras. Quem preferir pode optar por danças típicas como a ciranda ou bumba-meu-boi, rituais que nasceram no nordeste do Brasil e ganharam dimensões históricas. A origem do bumba-meu-boi remonta ao século XVIII e revela as relações desiguais entre escravos e senhores nas grandes casas e senzalas.
A expectativa de público é de cerca de 5 mil pessoas. Segundo o chefe de gabinete do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ, Darcy Vieira Mathiles, o melhor da festa é o empenho dos alunos dos mais variados cursos para viabilizar o evento. Todas as barracas serão montadas por eles. “Nós convidamos os alunos para se juntarem a nós e a experiência deu certo. Queremos estreitar ainda mais essa relação”, explica Darcy, referindo-se à organização do ano passado.
O ponto alto da festa vai ser o momento em que a professora Eleonora Gabriel, da Escola de Educação Física da UFRJ, apresenta a Cia Folclórica da Escola, dando início à quadrilha. Também vão participar grupos folclóricos e de forró como Banda Forró Dance, Trio Forró Pesado e Grupo de Repentista da Feira de São Cristóvão. A entrada é franca e o traje é a caráter.

Programação do Forum de Ciência e Cultura

Série Destaque – Prêmio Art-Livre
Recital de Piano

Francisco Dellandréa (piano)
Obras de Chopin, Liszt e Villa-Lobos

Encontros Científicos

A maquinária da célula
Palestra: Terapia celular
Palestrante: Marco Antonio Zago – USP / Ribeirão Preto

13º Encontro Nacional de Empresas Juniores

O 13º Encontro Nacional de Empresas Juniores será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 14 e 18 de setembro, com um público estimado de 2000 congressistas.

A Universidade do Empreendedorismo — A quebra de paradigmas no sistema acadêmico no Brasil— é a temática do enejrio, onde pretende se discutir e propor um melhor apoio do governo e das instituições de ensino, criando assim, um fórum nacional.
Empresa Júnior é uma associação civil com finalidades não econômicas, formada e gerida por universitários que prestam serviços de consultoria, em suas áreas de estudo. Visando atender, em sua maior parte, micro e pequenas empresas.
O enejrio tem como objetivo ser um encontro profissional que promoverá capacitações, dinâmicas, integração entre os Empresários Juniores e, acima de tudo, o aprendizado vivenciado a partir da realização do próprio evento. A programação está dividida em três áreas do conhecimento, com duração de três dias: Gestão do Conhecimento, Gestão da Qualidade e Desenvolvimento de Mercado.
No site do evento, www.enejrio.com.br, já pode ser conferida uma prévia da programação. Ocorrerão Palestras Magnas com profissionais renomados do Mercado, “cases de sucesso” de Empresas Juniores de todo o país, Dinâmicas Interativas acerca do evento — de onde será gerado um relatório que será enviado ao Governo Federal —, workshops e atividades culturais. Contará, ainda, com um concurso do país, que receberá como um prêmio um patrocínio para a realização de tal projeto.
Os principais responsáveis por este encontro são universitários de diversas graduações do Estado do Rio de Janeiro que estão em busca de um ideal: disseminar e solidificar o Empreendedorismo no Ensino Superior Brasileiro.

21/06/2005 - Aproximam-se as finais da Copa Campus UFRJ

14/06/2005 - Escola de Belas Artes promove o 7º Encontro de Artes Cênicas