Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-06-28/05_06_28_deolho.php on line 16

Warning: include(http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=deolho&ip=3.129.45.92): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-06-28/05_06_28_deolho.php on line 16

Warning: include(): Failed opening 'http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=deolho&ip=3.129.45.92' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-06-28/05_06_28_deolho.php on line 16

de olho na mídia
De Olho na Mídia
28.06.2005

Professores no Banco Escolar
Secretaria Estadual de Educação oferece 1.500 vagas em cursos para profissionais da rede aprimorarem técnicas de ensino

Élcio Braga

A secretaria Estadual de Educação prorrogou as inscrições do curso de atualização de professores até o dia 9. Promovido em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a iniciativa visa a oferecer a profissionais do ensino, técnicas para tornar mais atraentes as aulas de Matemática, Física, Química e Biologia, nos colégios estaduais.
A secretaria oferece 1.500 vagas. Mas é bom correr. Trezentos profissionais já se cadastraram. O curso possui carga horária de 120 horas, das quais 96 com exigência de presença e 24 a distância. As aulas serão aos sábados na UFRJ, entre julho e novembro.
Outras atividades, durante a semana, acontecerão em oito pólos: Ilha do Governador, Praia Vermelha, Madureira, Méier, Campo Grande, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Niterói. Os professores escolherão os dias e horários. As inscrições estão abertas na página www.see.rj.gov.br

Estímulo a uso de experiências em sala de aula

“O professor aprenderá a desenvolver o material didático para a sala de aula, com técnicas para melhor contextualizar o conteúdo”, destaca o secretário de Educação, Cláudio Mendonça.
O secretário explica que os professores poderão desenvolver experiências para os alunos. “Para mostrar como determinadas situações ocorrem no mundo real”, diz Cláudio, que destaca a possibilidade de os profissionais apresentarem projetos para melhorar o aprendizado dos estudantes. “ Os professores podem sugerir a instalação de pequenos laboratórios, por exemplo, para exemplificar a dilatação de materiais, ou um minilaboratório de ótica”, assinala o secretário.
Para Cláudio Mendonça, o treinamento dos profissionais da Educação trará reflexos imediatos nas salas de aula. Ele lembrou que este ano o Nova Escola avaliará pela primeira vez os alunos em Ciências Naturais. Até o ano passado, avaliava-se só em Matemática e Português.

Jornal O Dia- 26/06/2005 - Página 11/ 1° caderno

• 21/06/2005 - Indústria Naval - modernização de estaleiros poderá ter isenção fiscal

• 14/06/2005 - Pistas para combater um mal letal
• 07/06/2005 - Estudo mostra que transporte onera preços dos combustíveis