Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-06-21/05_06_21_zoom.php on line 16

Warning: include(http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=zoom&ip=3.137.187.233): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-06-21/05_06_21_zoom.php on line 16

Warning: include(): Failed opening 'http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=zoom&ip=3.137.187.233' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-06-21/05_06_21_zoom.php on line 16
21.06.2005
Importantes descobertas

Luciana Campos

A anemia de Fanconi, doença transmitida hereditariamente, atinge principalmente a medula óssea, ocasionando uma diminuição na produção de todos os tipos de células sanguíneas do organismo. As pesquisas pioneiras sobre esta enfermidade no Brasil foram realizadas pelo biólogo David Enrique Aguilar Rodrigues, graduado pela Universidade Ricardo Palma, de Lima, no Peru. Estes estudos foram realizados nos Laboratórios de Citogenética do Hemocentro e no Departamento de Genética Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade de Campinas, em 2003.
No mesmo ano, a professora Maria da Graça Baruque iniciou sua tese de doutorado sobre este tipo de anemia, que foi desenvolvida no Laboratório de Imunologia Tumoral em colaboração com o Hospital de Clínicas de Curitiba (Centro de Medula Óssea), IFF/FIOCRUZ (Departamento de Genética Médica) e dois laboratórios da UFRJ.
A pesquisa de Baruque foi realizada com amostras de sangue de pacientes com Anemia de Fanconi (95 amostras), com idades variando de 3 a 32 anos, nas quais foram analisadas os aspectos de morte celular que, na medula estão relacionados com o processo de falência medular, mas que nos estudos com células do sangue periférico apresentavam relatos contraditórios.
— Analisamos o percentual de células em apoptose (morte celular), algumas proteínas pró e anti-apoptóticas nestas células, e níveis de citocinas pró e anti-inflamatórias no plasma destes pacientes, disse a professora.
Essa foi a maior demonstração já realizada para estudos com esta doença, afirmou Baruque. Segundo ela, foi possível verificar com essas amostras que a morte celular é maior para as células de sangue periférico, e está associada diretamente ao aumento de uma proteína pró-apoptótica (Bax) em 69% das porções de sangue analisadas, e indiretamente, a um receptor de morte celular (CD95) em 29% das amostras verificadas.

Medicação

A Anemia de Fanconi é uma doença genética que afeta todas as células de um indivíduo. Clinicamente, é um processo de falência medular (98% dos casos), que aparece entre cinco a sete anos de idade, podendo evoluir para mielodisplasia e mesmo leucemia mielóide aguda. Estes doentes têm alta predisposição ao desenvolvimento de tumores, sendo que 67% deles nascem com malformações, afirma a professora.
Segundo Maria da Graça, os pacientes com malformação podem ser submetidos a cirurgias corretivas, mas o comprometimento hematológico somente tem cura através do transplante de medula óssea. Aqueles que não possuírem doador compatível recebem transfusões e tratamento com anabolizante androgênio (Hemogenin) quando necessário.

• 14/06/2005 - Baurusuchus Salgadoensis, um fóssil genuinamente brasileiro

• 07/06/2005 - I reunião da Rede de Faculdades de Ciências da América Latina e Caribe
• 31/05/2005 - Efeito Colateral