Resenha
19.04.2005
O Patrimônio em processo
 

Esgotado desde o final dos anos 90, o livro O Patrimônio em Processo, acaba de ser relançado pela Editora UFRJ. "A reedição de um livro o transforma, de algum modo, em una mova obra", diz no novo prefácio a autora , Maria Cecilia Londres Fonseca, doutora em Sociologia pela Universidade Brasília.
O livro analisa dois períodos importantes na trajetória da política
federal de preservação de acervos culturais no Brasil, através do órgão responsável pelo patrimônio histórico e artístico nacional, o IPHAN: nos anos 30-40 e no seu momento mais renovador, 70-80, quando foi inspirado pelo importante designer Aloisio Magalhães. Nesta reedição, a autora faz uma revisão criteriosa do texto e acrescenta anexos para facilitar acesso a dados e documentos referidos nos capítulos. As informações básicas foram mantidas uma vez que tudo que ocorreu e ocorre na área de patrimônio no Brasil são desdobramentos do período focado na pesquisa.
Como, por exemplo, as idéias e os projetos de Aloisio Magalhães retomados no final dos anos 90 e início de 2000 para preservação dos bens culturais (centros históricos e documentos) em nosso país. E de grande atualidade até hoje.

R$ 35,00 - reedição
Maria Cecília Londres Fonseca
Editora: UFRJ

   



Notícias anteriores:


• 12/04/2005 - Espaço e imagem: Teorias do pós-moderno e outros ensaios
• 05/04/2005 - Democracia ou bonapartismo
• 29/03/2005 - Cenas da vida pós-moderna:Intelectuais, arte e videocultura na Argentina