Tome Nota
12.04.2005
Laboratório do Departamento de Meteorologia do IGEO disponibiliza mapas e previsões do tempo na internet

Desde 2001, o Laboratório de Prognósticos em Mesoescala do Departamento de Meteorologia do IGEO oferece previsões rotineiras do tempo com sete dias de antecedência.
O Projeto é coordenado pelos professores Izimar Azevedo e Wallace Figueiredo e conta com a participação de outros professores, pesquisadores e alunos do Departamento.
No site www.lpm.meteoro.ufrj.br, qualquer pessoa pode acessar imagens meteorológicas via satélite de todo o mundo, e as previsões do tempo dos 91 municípios do Estado do Rio e dos 146 bairros do Município do Rio de Janeiro. O laboratório tem a pretensão de fornecer esses dados para capitais de todo o país, mas faltam equipamentos modernos com capacidade para tal.
Os dados meteorológicos são coletados pelos órgãos do Governo, como o INMET e a INFRAERO e repassados aos Estados Unidos, aonde sofrem um pré-processamento. Em cerca de uma a duas horas essas informações retornam ao Brasil e são lançadas no site pela equipe da UFRJ.
As imagens meteorológicas disponibilizadas na página do laboratório provêm de um convênio com o IDD, um instituto norte-americano que capta informações meteorológicas via satélite e as disponibiliza nos Estados Unidos.

Reaberta a rampa que liga o 1° ao 2° andar do Hospital Universitário

Semana passada foi reaberta a rampa que liga o 1° ao 2° andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).
A rampa tinha sido interditada há mais de um ano, depois que a vidraça que lhe serve de parede foi destruída por um vendaval.
Em breve, a rampa deverá receber um protetor de borracha antiderrapante e corrimãos. Essas adaptações já foram solicitadas pelo Serviço de Ambulatório à Divisão de Engenharia (DEG).

Notícias anteriores

• 05/04/2005 - Serviços da Prefeitura