Fique de Olho
12.04.2005
IV Congresso Mundial de Centros de Ciência EXPO - INTERATIVA Ciência para todos

De 12 a 17 de abril, de 10h às 20h, o Rio Centro - Pavilhão 3 - sedia o 4º Congresso Mundial de Centros de Ciência, promovido pela Fiocruz. São 800 pesquisadores e educadores de 32 países participando do evento, que tem como alvo principal a popularização da ciência.

A UFRJ é representada pela CASA DA CIÊNCIA, que traz a exposição Ciência dá samba?, baseada no trabalho, em parceria, com o carnavalesco Paulo Barros, considerado revelação dos últimos carnavais, no desfile da escola Unidos da Tijuca de 2004, que veio a conquistar o vice-campeonato. A parceria gerou o enredo O sonho da criação e a criação do sonho: a arte da ciência no tempo do impossível.

A Casa da Ciência da UFRJ encontrou na passarela do samba não só uma forma de exposição artística, mas através do desfile da Unidos da Tijuca de 2004, encontrou também um palco privilegiado para a popularização da ciência. E é com esta proposta que ela expõe seu trabalho na EXPO - INTERATIVA Ciência para todos, trazendo, diariamente, atividades educativas e divertidas, como "Ateliês do Samba", "O que é, O que é?" e "Um Dia Folião", que interagem com o público, imperdível até para aqueles que não curtem samba nem carnaval.

Ateliês do Samba

Da criação do enredo até o desfile, em forma de jogo de tabuleiro.

O Que é, O Que é?

Pesquisa e descoberta do que representa cada fantasia exposta.

Um Dia de Folião

Experimente uma das fantasias e sinta-se um folião.

Esculturas em Papel Jornal

Oficina do Grupo de Mulheres da UTA/I.M. Philippe Pinel
Horários: 10h30min às 12h / 12h30min às 14h / 14h30min às 16h

A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Muller, 3, Botafogo. Mais informações acesse o site www.casadaciencia.ufrj.br.

I Feira do Livro de Editoras Universitárias

As editoras da UFRJ, UFF, UERJ e FIOCRUZ, que durante muitos anos encontravam-se apenas em bienais do livro, formaram uma parceria e promovem do dia 11 a 15 de abril a I Feira do Livro de Editoras Universitárias. A idéia, saída da Editora UFRJ, é oferecer livros com descontos de 50%, formar leitores e incentivar a leitura, promovendo o trabalho das editoras universitárias. Nessa parceria, espera-se para o futuro a promoção de uma feira nacional do livro de editoras universitárias.

A I Feira do Livro de Editoras Universitárias acontece no campus da Praia Vermelha (ao lado da piscina), de 9h às 18h. Estarão à venda 2000 títulos de todas as áreas do conhecimento científico, filosófico e artístico. Além disso, haverá a apresentação do Coral de Trombones do Rio de Janeiro, da Escola de Música da UFRJ, no dia 13, às 13h, e a encenação da peça Dom Gil das Calças Verdes, do curso de Direção Teatral da UFRJ, no dia 14, às 12h.

O campus da Praia Vermelha da UFRJ fica na av. Pasteur, 250. Para mais informações, acesse o site www.editora.ufrj.br ou ligue para 2295-1595, ramais 111, 124 e 127.

Aula Magna

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, no ano mundial da Física, conta com o professor José Leite Lopes para ministrar no dia 15 de abril a Aula Magna que inaugura oficialmente o início do período letivo da UFRJ. O ano de 2005 corresponde também ao centésimo aniversário do "Ano Milagroso" da produção científica de Albert Einstein, época da publicação dos artigos que criaram ou forneceram a base para o desenvolvimento de três campos fundamentais da Física: A Teoria da Relatividade, a Teoria Quântica e a Física Atômica e Molecular.

Local: Auditório do CT - Bloco A - Ilha do Fundão

05/04/2005 - I Feira do Livro