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Não
é só no futebol que o brasileiro é reconhecido no
exterior. Semana passada, um grupo de três alunos que cursam o último
ano do MBA do Instituto Coppead de Administração, da Universidade
Federal do Rio de Janeiro, ganhou o e-Strat Challenge - jogo de negócios
promovidos pela multinacional da indústria de cosmético
L'Oréal. Uma competição que mobiliza alunos das melhores
escolas de negócios do mundo.
Apesar da escola ter participado das outras edições da competição
- sempre entre os dez finalistas, chegando, inclusive, em segundo lugar
em 2002 -, ficando com 1ª colocação na etapa da América
Latina, está é a primeira vez que ela conquistou o tão
sonhado pódio. Um feito e tanto para os alunos que tiveram até
direito à festa em noite de gala na famosa Torre Eiffel, em Paris.
"O mais gratificante é saber que disputamos com times das
melhores escolas de MBA do mundo como Harvard, Wharton, Insead e Kellog",
diz Leonardo Costa Rangel, um dos vencedores. Além dele, fazem
parte da equipe campeã - batizada de Manguetown- Claudia Quintella
Woods e Fernando Miguel Saliba. "Acreditamos que agora estaremos
bem mais preparados para após o término do curso considerar
a possibilidade de uma carreira internacional".
Este ano, a competição - que é realizada pela internet
- atraiu 36,3 mil estudantes de 125 países. A grande novidade foram
as atividades criadas para estimular aos alunos a tomar decisões
ligadas a assuntos como responsabilidade social e ambiental. "É
uma forma de identificarmos futuros líderes, já que essas
são questões farão parte do papel do novo executivo",
afirma Cláudia Adler, diretora superintendente de recursos humanos
da L'Oréal Brasil. Segundo ela, o principal objetivo da iniciativa
é identificar talentos, que poderão ser absorvidos pela
companhia. "Se eles atenderem nosso perfil e exigências serão
fortes candidatos a sua contratação", explica Cláudia.
O prêmio para cada um dos integrantes da equipe é uma viagem
para qualquer destino, como tudo pago pela L'Oréal.
A competição e-Strat Challenge dura aproximadamente três
meses. Nela, os estudantes simulam a gestão virtual de uma empresa
de cosméticos, com portifólio internacional, e vivenciam
a dia-a-dia de um CEO (Chief Executive Officer). Ao final da sexta rodada,
eles desenvolvem um plano de negócios, envolvendo performance e
estratégia de sua empresa para os próximos três anos.
"As empresas concorrem com outras quatro empresas durante seis semanas.
Cada semana corresponde a um semestre de atividades", contra Cláudia.
Jornal Valor Econômico-
06/04/2005 - Caderno: EU e Carreira
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