De Olho na Mídia
12.04.2005

Alunos brasileiros vencem disputa mundial
Por Andrea Giardino

Não é só no futebol que o brasileiro é reconhecido no exterior. Semana passada, um grupo de três alunos que cursam o último ano do MBA do Instituto Coppead de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ganhou o e-Strat Challenge - jogo de negócios promovidos pela multinacional da indústria de cosmético L'Oréal. Uma competição que mobiliza alunos das melhores escolas de negócios do mundo.
Apesar da escola ter participado das outras edições da competição - sempre entre os dez finalistas, chegando, inclusive, em segundo lugar em 2002 -, ficando com 1ª colocação na etapa da América Latina, está é a primeira vez que ela conquistou o tão sonhado pódio. Um feito e tanto para os alunos que tiveram até direito à festa em noite de gala na famosa Torre Eiffel, em Paris.
"O mais gratificante é saber que disputamos com times das melhores escolas de MBA do mundo como Harvard, Wharton, Insead e Kellog", diz Leonardo Costa Rangel, um dos vencedores. Além dele, fazem parte da equipe campeã - batizada de Manguetown- Claudia Quintella Woods e Fernando Miguel Saliba. "Acreditamos que agora estaremos bem mais preparados para após o término do curso considerar a possibilidade de uma carreira internacional".
Este ano, a competição - que é realizada pela internet - atraiu 36,3 mil estudantes de 125 países. A grande novidade foram as atividades criadas para estimular aos alunos a tomar decisões ligadas a assuntos como responsabilidade social e ambiental. "É uma forma de identificarmos futuros líderes, já que essas são questões farão parte do papel do novo executivo", afirma Cláudia Adler, diretora superintendente de recursos humanos da L'Oréal Brasil. Segundo ela, o principal objetivo da iniciativa é identificar talentos, que poderão ser absorvidos pela companhia. "Se eles atenderem nosso perfil e exigências serão fortes candidatos a sua contratação", explica Cláudia. O prêmio para cada um dos integrantes da equipe é uma viagem para qualquer destino, como tudo pago pela L'Oréal.
A competição e-Strat Challenge dura aproximadamente três meses. Nela, os estudantes simulam a gestão virtual de uma empresa de cosméticos, com portifólio internacional, e vivenciam a dia-a-dia de um CEO (Chief Executive Officer). Ao final da sexta rodada, eles desenvolvem um plano de negócios, envolvendo performance e estratégia de sua empresa para os próximos três anos. "As empresas concorrem com outras quatro empresas durante seis semanas. Cada semana corresponde a um semestre de atividades", contra Cláudia.

Jornal Valor Econômico- 06/04/2005 - Caderno: EU e Carreira

• 05/04/2005 - Projeto Nacional