De Olho na Mídia
14.12.2004
UFRJ vai testar novo modelo de vestibular em 2005

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ontem realizou a segunda prova do vestibular 2005, poderá ter um novo sistema de seleção dos candidatos no ano que vem. Segundo o reitor, Aloísio Teixeira, está em estudo a realização de um projeto piloto de avaliação seriada dos alunos do ensino médio. A intenção do reitor é testar o modelo em algumas escolas da rede estadual, reservando uma pequena quantidade de vagas.
Aloísio disse ontem que já conversou sobre o projeto com o secretário estadual de Educação, Claudio Mendonça. Uma Comissão será formada na UFRJ para elaborar o modelo das provas que, ao longo de 2005, seriam feitas pelos estudantes dos três anos do ensino médio. No concurso do próximo ano seriam selecionados estudantes avaliados apenas no último ano do curso.
"Em três anos teríamos como selecionar alunos avaliados ao longo de todo o ensino médio. O vestibular é uma tortura desnecessária", disse Aloísio.
Ontem, 38.033 estudantes fizeram a segunda prova do vestibular 2005. O índice de faltosos foi de 12%.

(Publicado em Jornal Extra - Editoria Geral - 13 de dezembro de 2004)

• 07/12/2004 - UFRJ quita dívida de R$ 18 milhões com a Light
• 30/11/2004 - Extra Extra!
• 23/11/2004 - Corpo de Bombeiros do Fundão