Ponto de Vista

20.07.2004

II Encontro de Profissionais da UFRJ e alunos do Ensino Médio

No ano do vestibular, uma dúvida surge na cabeça dos jovens: “qual carreira devo seguir?”. Muitos estudantes do ensino médio chegam ao último ano sem conhecer todos os cursos oferecidos pelas universidades, ou seja, as possibilidades de carreiras que podem abrir o leque de opção para esses vestibulandos indecisos. A Pró-reitoria de Extensão e a Coordenação de Extensão do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ promovem encontros dos profissionais de várias áreas da Universidade com alunos de escolas pública e privada, todos do ensino médio. Uma das coordenadoras do Projeto UFRJ nas Escolas, a psicóloga Eliane Frenkel, concedeu uma entrevista ao Olhar Virtual e explicou o objetivo do evento. “Esse projeto acontece há dois anos e, inicialmente, era vinculado ao grupo de pré-vestibular oferecido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Os alunos do curso tinham a oportunidade de conhecer, através de palestras (orientação profissional), visitas e vídeos institucionais os campi da UFRJ e seus diversos cursos”, afirmou Frenkel. Nesse ano, o projeto se ampliou e várias escolas foram convidadas a participar. Segundo Eliane, dados comprovam alto índice de evasão nos cursos e esse trabalho, desenvolvido por ela e pelos coordenadores Antonio Oliveira e Marilene Pires, ambos do CCS, tem o objetivo de diminuir esse número, esclarecendo e tirando dúvidas desses alunos. O primeiro encontro aconteceu no dia 8 de junho e recebeu cerca de 400 alunos, tendo grande aceitação das escolas. A seleção dessas escolas se deu pelo vínculo já criado entre elas e a Universidade, como CapUFRJ, além de vários cursos pré-vestibular como o da Maré, do SINTUFRJ, Humanista (que funciona no CCS) e da FAU. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer quinze cursos da instituição, apresentados pelos coordenadores de graduação, as características principais de cada curso, o mercado de trabalho, as grades curriculares e também de tirar algumas dúvidas sobre a universidade, como o sistema de cotas que poderá ser implantado já no próximo concurso. Para esse segundo encontro, que acontece no próximo dia 5 de agosto, a partir das 13h, no auditório Rodolpho Apulo Rocco (“Quinhentão”), serão apresentados trinta cursos, entre eles: Artes Cênicas, Astronomia, Composição de Interior, Dança, Direção Teatral, Geologia, Física Médica e tantos outros. Para interessados, as inscrições podem ser realizadas através dos telefones: 2598-9691 (PR-5) ou 2562-6704 (Coordenação de Extensão do CCS).

13.07.2004  Projeto de animação e importância curricular
06.07.2004  Biodiesel pode mudar a matriz energética brasileira