Cursos e Palestras

 
20.07.2004  
   

Curso de Microbiologia Industrial no CEM

O Centro de Extensão em Microbiologia (CEM) oferece nos dias 7 e 14 de Agosto o curso Microbiologia Industrial, com 16 horas de duração. As coordenadoras do curso serão as professoras Maria do Socorro R. R. de Carvalho e Selma Soares de Oliveira do IMPPG e Selma Gomes F. Leite e Eliana Flávia C. Sérvulo da Escola de Química , UFRJ.
Os tópicos que serão abordados incluem os principais microrganismos utilizados na indústria em geral, grupos de microrganismos utilizados na produção de alimentos e outras aplicações, métodos de detecção de microrganismos deterioradores/patogênicos na produção industrial em grande escala, produção de cerveja, queijo e iogurte, potencial biotecnológico da microbiologia, propriedades do DNA, estrutura do gene em microrganismos procariotos e eucariotos, elementos genéticos móveis: papel na variabilidade dos microrganismos, papel dos plasmídios cassetes e transposons na variabilidade genética e como ferramenta na construção de estirpes melhoradas, uso de técnicas moleculares para detecção de microrganismos contaminadores na indústria de alimentos e microrganismos geneticamente modificados: formas de obtenção, uso de microrganismos geneticamente modificados para obtenção de produtos industriais: 1) aspectos legais; 2) convenção sobre diversidade biológica; 3) acesso a patrimônio genético e biossegurança.
Outras informações no site http://www.microbiologia.ufrj.br/index_cursos.htm e pelos telefones: 2560.8344 e 2562.6734 com Sra. Sheila ou pelo e-mail: cem@micro.ufrj.br.

 

Últimas Matérias
13.07.2004  Curso sobre Ecotoxicologia de Cianobactérias e Qualidade das Águas
06.07.2004  Construindo Cidadanias no XXV ENEB
29.06.2004  Curso sobre Plantas Medicinais