18.05.2004

“Xô” cegueira com Projeto Luz

O Projeto Luz foi criado em 1996 pelo Dr. Luciano Gonçalves, Professor Adjunto de Oftalmologia da UFRJ, fundador do Serviço de Oftalmologia do IPPMG/UFRJ e responsável pela disciplina de Oftalmologia da Escola de Medicina da Unigranrio. Seu objetivo é a prevenção, diagnóstico e tratamento de catarata congênita, evitando a cegueira infantil.
A Dra. Ana Lúcia Barcia, médica do IPPMG e responsável pelo setor de oftalmopediatria da UFRJ explica o que é esta doença: “A catarata congênita é a opacificação do cristalino observada ao nascimento e pode ter causas hereditárias, cromossômicas, metabólicas e infecciosas, estas últimas mais comuns em nosso meio. O tratamento deve ser mais ou menos precoce dependendo da morfologia e da intensidade da opacificação. De um modo geral, as cataratas totais unilaterais devem ser operadas até os dois meses e as bilaterais totais até aos quatro meses, para evitar a baixa de visão irreversível ou ambliopia que pode ocorrer pela falta de estímulo às vias ópticas cerebrais. A prevenção pode ser feita no pré-natal com aconselhamento genético e orientação em relação às doenças infecciosas que podem causar catarata no recém-nato, sendo a rubéola a mais freqüente. O mais importante é a prevenção da ambliopia, instituindo-se o diagnóstico e o tratamento precoce da catarata congênita.”
Devido sua importância, o Projeto Luz recebeu Menção Honrosa no 2° Congresso de Extensão da UFRJ, em outubro de 2001 e ainda serviu de base para a Lei estadual n° 3931 de 05/07/02 do deputado Noel de Carvalho, que torna obrigatório o exame do reflexo vermelho pelos pediatras nas maternidades do Estado do Rio de Janeiro.
Este exame consiste em olhar através do aparelho de oftalmoscopia direta o reflexo luminoso vermelho retiniano que aparece quando os meios ópticos estão transparentes. Na ausência desse reflexo, a criança deve ser encaminhada ao oftalmologista, pois há possibilidade de existir catarata.
Na última semana, de 11 a 14 de maio de 2004, a Escola de Enfermagem da UFF, Universidade Federal Fluminense, realizou um Seminário sobre Síndromes Pediátricas Raras e, convidou o médico Luciano Gonçalves, responsável pelo Projeto Luz, para que participasse. O evento reuniu a UFF, UFRJ e Unigranrio para debater sobre a catarata congênita. Este seminário contou com 135 enfermeiros que aprenderam como examinar o reflexo vermelho no exame de catarata.
O Projeto Luz está atuando em 21 municípios do estado do Rio de Janeiro. A UFF tomou conhecimento através de um curso sobre este Projeto em São Gonçalo, o que originou esta parceria com a UFRJ.
O Projeto está em fase itinerante, visitando maternidades do Estado. Este ano já esteve em duas maternidades no município de Duque de Caxias e ainda na maternidade da Praça XV. A intenção do Dr. Luciano Gonçalves é instituí-lo na Maternidade-Escola da UFRJ, local ideal, segundo ele, para se desenvolver este projeto.
Os alunos interessados devem entrar em contato com o professor Luciano pelo e-mail lgonca@uol.com.br ou projetoluz@acd.ufrj.br
Mais informações pelo site www.ufrj.br/projetoluz

11.05.2004  Rede de Estudos Sobre o Desenvolvimento Celso Furtado
04.05.2004  Comemoração dos 65 anos da EEFD