No Foco

 
18.05.2004  
   

Labdop da UFRJ é referência no Brasil e no Mundo

A UFRJ possui um Laboratório altamente especializado em exames “antidoping” no Brasil, o LABDOP, Laboratório de Controle de Dopagem do LADETEC, Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico do Instituto de Química, no CT.
O LADETEC começou com serviços de Pesquisa e Desenvolvimento, envolvendo Cromatografia Gasosa de alta Resolução e Espectrometria de Massa, para indústrias e centros de pesquisas em 1984.
Apenas cinco anos depois, entrou na área de controle de dopagem com o apoio da CBF e do Dr. Eduardo De Rose, da Comissão Médica do Comitê Olímpico Internacional, para realizar o controle “antidoping” da Copa América de Futebol daquele ano.
Foi fundado então, o LABDOP, nas próprias instalações do LADETEC e, desde então, tem auxiliado a mais de 50 Federações Desportivas nacionais e internacionais, empregando sempre a metodologia de referência do Comitê Olímpico Internacional, COI.
Paralelo à isso, o Laboratório iniciou também o controle de resíduos de anabolizantes em carnes para o MAPA, Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento.
A área de atuação do LABDOP – LADETEC é a análise de resíduos de substâncias orgânicas em matrizes complexas. Atuando, desta forma, em farmacologia, toxicologia, química forense, alimentos, várias especialidades médicas que dependem de medicamentos (em geral quimioterápicos), controle de abuso de drogas e de dopagem no esporte; controle, remediação ou disposição de resíduos e rejeitos industriais, hospitalares ou domésticos; controle de matéria prima, processos e produtos industriais, controle ambiental de ar, águas, solos e sedimentos; desenvolvimento e controle da qualidade de combustíveis fósseis e alternativos.

[ Leia Mais no Notícias UFRJ ]

 

 

Últimas Matérias
11.05.2004  Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ
04.05.2004  "Alquimistas" projeta carro para Mini Baja
28.04.2004  1º de maio: da reflexão à ação