De Olho na Mídia

28.04.2004

Reitoria vai mudar biblioteca de sala

Na tentativa de reabrir a biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), a reitoria da UFRJ decidiu limpar o acervo e realocá-lo em outro local da unidade. A medida faz parte de uma série de ações emergenciais definidas na semana passada pelo reitor Aloísio Teixeira, o pró-reitor de Graduação, José Roberto Meyer, o pró-reitor de Patrimônio e Finanças, Joel Teodósio, e o diretor do IFCS, Franklin Trein. Uma área dentro do prédio será preparada especialmente para receber os livros limpos. A reitoria também pretende aumentar o número de funcionários que trabalham no local.
A decisão de convocar uma reunião extraordinária foi tomada pelo reitor assim que o TCU comunicou que não seria permitida abertura de uma nova licitação para começar as obras na biblioteca. Isso porque o processo aberto pela prefeitura foi firmado a partir de convênio com a UFRJ. A limpeza dos livros é a solução mais rápida para minimizar o problema e permitir o acesso ao acervo.
A biblioteca da unidade está interditada há um ano e meio devido à presença de fungos. Neste período, firmas especializadas foram contratadas e propuseram soluções. Uma delas foi a aplicação de um verniz especial nas paredes, impedindo que os fungos se alastrassem, mas a medida não foi suficiente. Problemas no ar-condicionado ligados à argila que se desprende das paredes facilitaram a infestação. Por conta disso, o local foi fechado para evitar que alunos e funcionários tivessem problemas de saúde.
Enquanto isso, o reitor pretende continuar a negociação com a prefeitura para liberação dos recursos que serão utilizados na restauração não apenas da biblioteca, mas de todo o instituto. O orçamento é de R$1 milhão. Até que isso aconteça, o acervo será pouco a pouco liberado pela ação emergencial. A limpeza deve começar nas próximas semanas. Aloísio chegou a anunciar que a instituição teria recursos para a obra, mas com a abertura de um novo processo de licitação as obras poderiam ser adiadas em até um semestre.
A limpeza do acervo da biblioteca do IFCS será realizada com recursos do CT-Infra e do orçamento da UFRJ. Além de empresa especializada para a limpeza, também será convocado o Instituto de Biologia para ajudar no combate aos ratos, outro problema na unidade. Thiago Hastenreiter, membro do DCE e aluno da unidade, acredita que a medida é uma vitória do movimento estudantil. "Conseguimos uma posição firme da reitoria para resolver a questão", afirmou.

Bruno Garcia - Folha Dirigida
Rio de Janeiro, 27 de abril, terça-feira