Tome Nota

 
20.04.2004  
   

Bolsas de iniciação científica PIBIC/CNPq/UFRJ

As Solicitações de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFRJ - 2004/2005 já podem ser feitas, do dia 19 de abril a 06 de maio, na página do Sigma (http://www.sigma.ufrj.br). As regras e restrições estão no Edital PIBIC 2004, na página http://www.sr2.ufrj.br.
O PIBIC - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - tem o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação, através da participação em projetos de pesquisa. Tal participação, além de enriquecer a experiência acadêmica, contribui para a formação futura de jovens mestres e doutores.
As bolsas têm duração de até 12 meses, no período de agosto de 2004 a julho de 2005, mas não podem ser acumuladas com outros estágios e empregos de qualquer natureza. Podem ser indicados, além de alunos, docentes e técnico-administrativos da UFRJ, docentes inativos, pesquisadores que atuem em atividades de pesquisa na UFRJ vinculados a um programa de pós-graduação dentro de convênio institucional e bolsistas PROFIX e PRODOC.
As inscrições serão feitas em até quatro etapas, sendo a primeira um cadastro da solicitação de bolsa pelo orientador diretamente na página do Sigma. Depois, faz-se a entrega dos documentos produzidos pelo orientador, em envelope fechado, até o dia 14 de maio, na Divisão de Programas e Bolsas da PR2. A terceira etapa trata-se da indicação dos alunos, pelo orientador, na página do Sigma e, finalmente, a entrega dos documentos dos alunos indicados no período de 14 a 21 de junho, também na Divisão de Programas e Bolsas da PR2, no Prédio da Reitoria, sala 811, de 10:00 às 15:00 h.
A avaliação das solicitações de bolsa será baseada em duas notas, a primeira sobre o currículo do Orientador e a segunda sobre o mérito científico de seu projeto de pesquisa. A divulgação dos resultados será feita através da página da PR2 (http://www.sr2.ufrj.br), a partir de 30 de junho, dependendo da divulgação da cota do CNPq.
Informações mais detalhadas podem ser obtidas na página da PR2 (http://www.sr2.ufrj.br), no Prédio da Reitoria, sala 811, no telefone 2598-1739 ou pelo e-mail pibic@sr2.ufrj.br. Para fazer o pedido é necessario fazer o "login" no Sigma na página http://www.sigma.ufrj.br.

Você já tem um VoIP?

O Laboratório de Voz Sobre IP do NCE/UFRJ, responsável pelo grupo de trabalho de Voz sobre IP (GT-VoIP) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), está implantando o Piloto VoIP UFRJ. Através deste serviço, um computador equipado, no mínimo, com microfone e caixas de som e acesso à Internet, poderá ser configurado para operar como um ramal telefônico virtual registrado na UFRJ e ter a possibilidade de efetuar e receber chamadas telefônicas, como um telefone convencional. O Piloto VoIP UFRJ faz parte do serviço fone@RNP, que implanta uma arquitetura VoIP entre instituições de ensino e pesquisa no País, permitindo que telefones virtuais possam se falar diretamente pela Internet, independente do local de acesso. Chamadas destinadas à rede de telefonia pública de cidades onde o serviço fone@RNP estiver presente poderão ser completadas a critério das instituições. Algumas instituições e redes do exterior também podem ser acessadas através deste serviço. Todos funcionários e alunos da UFRJ que tem acesso ao intranet podem ter seu número virtual. Para se cadastrar é só entrar na Intranet com seu número e senha e clicar no link “serviços” e em seguida no “cadastro de número de telefone virtual”. Outras informações de como discar usando o serviço, consulte http://www.voip.nce.ufrj.br/foneatrnp/utilizando.htm. Na UFRJ, o ramal 2598-3000 permite o acesso ao serviço VoIP, a partir da rede de telefonia interna.

 

 

Últimas Matérias
13.04.2004  Entre nesta dança
06.04.2004  A Fonoaudiologia dá o que falar
30.03.2004  Educação Ambiental