No Foco

 
13.04.2004  
   

Uma viagem à Pré-História

Em 1993, sob supervisão do professor Leandro Salles, a UFRJ investiu em expedições em cavernas alagadas, o que gerou um conjunto de teses e dissertações sobre o assunto. Após alguns anos, os estudos se fortaleceram com a expansão para a Região da Serra da Bodoquena, no estado do Mato Grosso do Sul, onde existe um grande número de cavernas alagadas ricas em fósseis. Entre elas, destaca-se a Caverna do Japonês, com muita diversidade em fósseis de grandes mamíferos, como os dos recentemente descobertos Mastodontes.
Hoje as expedições fazem parte de um programa concomitante de difusão chamado EGPB (Encontro de Gigantes na Pré-História do Brasil Central), apoiado pelo CNPq. Trata-se do resgate de memória da nossa história nos últimos dez mil anos quando aconteceu a última grande transição da natureza: o último período glacial, marcado por muitas extinções de animais, presença do homem como predador e a sua explosão sócio-cultural. A missão do professor Salles foi unir a ciência com o projeto educativo, através de trabalhos de difusão e extensão.
Entre as propostas, que deverão ser concretizadas até o mês de setembro, estão a produção de um documentário de 24 minutos com o título de "O Resgate do Mastodonte Brasileiro", envolvendo expedições, estudo espacial e reconstrução técnico-artística; a criação de um site; a reconstituição dos mastodontes em 2D para revistas científicas e a publicação de histórias em quadrinhos junto com um guia para professores, que falam de maneira geral da paleontologia e cavernas para alunos do Ensino Fundamental.

[ Leia Mais no Notícias UFRJ ]

 

 

Últimas Matérias
06.04.2004  UFRJ participa da criação da Defensoria da Água
30.03.2004  64+40: desvelando as raízes do golpe
23.03.2004  Reserva de vagas e limitações orçamentárias