Olho no Olho

17.02.2004

Licença para a Licenciatura

Alunos de diferentes cursos de bacharelado da UFRJ reclamavam das dificuldades que enfrentam para conseguir inscrever-se nas disciplinas de Licenciatura oferecidas pela Faculdade de Educação. Era comum faltar vaga em algumas disciplinas e por este motivo, alguns alunos vinham acampando na véspera da inscrição, o que gerava tumulto e só dificultava o processo. Contudo, este ano, de acordo com o diretor da Faculdade de Educação, Prof. Marcelo Castro, com a adoção de novas medidas, a inscrição ocorreu de maneira tranqüila e os alunos, como Osmar Soares, não foram mais prejudicados.

Prof. Marcelo Castro
Diretor da Faculdade de Educação

O professor Marcelo ga-rante que este ano foi possível oferecer vaga para todos. Graças a con-tratação de professores substitutos foram aber-tas 20 novas turmas. O grande avanço este ano foi a instalação de uma rede própria na unidade com um novo sistema de inscrição que facilitou muito o trabalho, além disso houve um dia a mais de inscrição e o horário de atendimento foi estendido para dois turnos, manhã e tarde.
Desta maneira, não houve mais a necessidade de filas. Quem chegou depois foi atendido rapidamente e conseguiu a vaga desejada.
Um problema ainda a ser solucionado é com o SIGA, pois o sistema desconhece as especi-ficidades da Faculdade de Educação e gera pautas não confiáveis. O sistema não entende que 85% dos alunos são compartilhados, oriundos de outra unidade, e bloqueia automaticamente disciplinas que excedem 1/3 do curso, invalidando algumas inscrições. Mas este problema é circunstancial e pode ser facilmente resolvido.
Ao fim das inscrições o Prof. Marcelo mostrava-se confiante: “Eu estou muito satisfeito. Realizamos uma ação emergencial e funcionou.”

Osmar Soares
Aluno da Faculdade de Letras

Aluno da Faculdade de Letras, Osmar Soares, já teve proble-mas para cursar algumas disciplinas da Licenciatura. Por conta de falha no SIGA, problema que foi citado pelo Diretor da Faculdade de Educação, Osmar já teve até a matrícula cancelada por abandono, porque o sistema ignorou a sua inscrição. Após cursar uma disciplina por um semestre, Osmar descobriu que sua inscrição havia sido invalidada pelo SIGA. “Estou preocupado novamente porque imprimi meu boletim de 2003/2 e ainda não consta a nota de Sociologia da Educação”.
Outra queixa do aluno foi a dificuldade de se conseguir vaga para determinadas disciplinas. Já formado no Bacharelado, Portu-guês-Literatura, e inscrito em Mestrado, retardava sua formatura na Licenciatura pois não conseguia vaga em Prática de Ensino.
Nesta semana, Osmar compa-receu à Faculdade de Educação para fazer sua inscrição. Quanto aos problemas de fila e dificuldades para ser atendido ou carência de vagas, Osmar garante não ter sofrido este ano, pois realizou a inscrição sem problemas.

10.02.2004  Polêmica das notas do Vestibular
03.02.2004  Resultado da OAB causa polêmica