Ponto de Vista

 
21.01.2004  
   

Vista de Prova no Vestibular de 2004

No último dia 16 de janeiro, o Diário Oficial registrou o novo edital do vestibular da UFRJ ainda de 2004 que trouxe uma novidade para o calendário. Trata-se da vista de prova aos candidatos do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação. Para explicar sobre o novo processo, o Ponto de Vista entrevistou a Superintendente da Pró-reitoria de Graduação, profa. Déia Maria Ferreira.
Segundo ela, “a UFRJ instituiu a vista de prova por recomendação do Ministério Público Federal”, que acredita garantir o direito público, adotando tal procedimento. Desde 1988, a universidade adotava apenas a revisão de prova, em que o candidato solicitava, gratuitamente, o pedido de revisão de até duas provas. Agora, além da revisão que realmente garante que a prova será reavaliada por dois professores; o candidato poderá solicitar a vista após pagamento do boleto bancário oferecido pela Coordenação do Concurso no valor de R$ 10,00 por prova, sem limite de pedido (apenas para vista). Nos dias 22 e 23 de janeiro, o candidato deverá comparecer à Coordenação do Concurso, localizada no prédio do CCMN, no Campus do Fundão, entre 9h e 17h, para retirar o boleto. Feito pagamento, o candidato deverá retornar até às 17 horas do dia 23 e efetivar o pedido de vista. A PR-1 está preparando uma equipe de fiscais e reservando 19 salas para receber os candidatos, que não poderão utilizar nenhum objeto a fim de copiar o conteúdo da prova, como lápis, papel, máquina fotográfica ou celular.
“Todas as provas serão fotocopiadas para que seja garantida a segurança total do concurso”, afirma a superintendente. Vale lembrar que o candidato estará tendo acesso apenas ao conteúdo de sua escrita, já que nenhuma prova pode conter qualquer tipo de anotação feita pelos avaliadores. Além disso, cada candidato terá até 40 minutos para realizar a vista.
Diante da novidade, primeiramente implantada pela UFRJ, o calendário divulgado antes fica alterado. Como dito, o pedido de vista acontece nos dias 22 e 23, sendo a vista nos dias 27, 28 e 29. Já o pedido de revisão passa para os dias 29 e 30 e a divulgação das listas de classificação para o dia 9 de fevereiro.


 

Últimas Matérias
13.01.2004  A despoluição da Baía de Guanabara é possível
23.12.2003  Combatendo o estresse
16.12.2003  Limpeza Urbana - Uma Questão de Cidadania