Agenda

Fórum recebe seminário sobre memória documental

O Salão Pedro Calmon, no Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, no campus da UFRJ na Praia Vermelha, receberá, no dia 16 de setembro, o “IV Seminário Memória, Documentação e Pesquisa: a memória institucional e as suas interfaces com a cultura e a oralidade”. O evento vai reunir pesquisadores das áreas de História, Museologia e Arquivologia. Durante o encontro, haverá duas mesas de debates.

A primeira mesa-redonda será realizada das 9h às 12h e vai abordar o tema “Memória e produção cultural nas instituições”. O evento terá a presença de Beatriz Resende, coordenadora do FCC-UFRJ; Beatriz Kushnir, diretora do Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro; Regina Abreu, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

Já a segunda mesa de debates terá como assunto “Os desafios da produção, conservação e difusão da memória oral nas instituições” e acontecerá das 13h às 16h. Foram convidados Paulo Knauss, professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e diretor do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro; Luciana Heymann, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV); e Claudia Mesquita, do Museu da Imagem e Som (MIS) do Rio de Janeiro.

O evento oferece certificado de participação. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail andreaqueiroz@sibi.ufrj.br. O Salão Pedro Calmon fica no segundo andar do Palácio Universitário da Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca. A entrada é franca.


Escola de Serviço Social abre seminário sobre obra de Marx

“Marxismo e a subjetividade humana” é o tema do seminário que será realizado no campus da Praia Vermelha, nos dias 15 e 16 de setembro. O evento trará sete mesas de discussões sobre a obra do autor alemão e sua aplicação prática na sociedade atual.

O debate ocorrerá no Auditório Manoel Maurício de Albuquerque, a partir das 9h, e contará com nomes importantes da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ. Os professores Mauro Iazi, Carlos Nelson Coutinho, Eduardo Vasconcelos, Rogério Lustosa, Marildo Menegat, Lilia Pougy e Erimaldo Nicácio são presenças confirmadas. Além deles, haverá outros convidados, como o deputado federal pelo PSOL Chico Alencar e o economista do Instituto de Economia (IE) Marcelo Paixão.

As inscrições serão feitas no local do evento. O campus da Praia Vermelha fica na Av. Pasteur, 250.



Simpósio “Desenvolvimento de Fitoterápicos”

 

O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB-UFRJ) realiza, no dia 30 de setembro, o simpósio “Desenvolvimento de Fitoterápicos”. O encontro acontece a partir das 8h45, no Auditório Hélio Fraga, que fica no 2º andar do Bloco K, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

O simpósio, organizado pelo professor Roberto Sudo, conta com a presença de professores de diversas universidades do país para discussão de assuntos como “Fitomedicamentos no Brasil”, “Da planta ao medicamento”, “Conceitos gerais da Fitoterapia”, entre outros.

O endereço do Centro de Ciências da Saúde é Avenida Carlos Chagas Filho, 373 – Cidade Universitária. 



Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea

Terá início, no dia 20 de setembro, o “2º Encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea”. O evento acontecerá a partir de mesas temáticas que debaterão, por exemplo, a ficção e a poesia brasileiras de hoje e a edição de livros desses gêneros. Os participantes do encontro poderão participar também de sessões de comunicações abertas às leituras e releituras da prosa e da poesia brasileiras.

As mesas do evento serão integradas por profissionais da Literatura como ficcionistas, editores e pesquisadores, dentre eles a professora Janice Caiafa e o professor Dau Bastos, ambos da UFRJ. E, segundo o professor Bastos, o encontro conta com uma grande quantidade de inscrições de pesquisadores de vários estados brasileiros.

 O “2º Encontro do Fórum de Literatura Brasileira” acontecerá no auditório G1 da Faculdade de Letras (FL) da UFRJ, entre os dias 20 e 21 de setembro, das 9h às 17h. Para mais informações sobre o evento e a programação das mesas, acesse http://www.forumlitbras.letras.ufrj.br/.



Exposição “Drink e Drama” no Espaço Ernani Arte e Cultura

O grupo Figuração Contemporânea inaugura, no dia 15 de setembro, a exposição “Drink e Drama”, que acontecerá no Espaço Ernani Arte e Cultura. O evento, que será apresentado pelo artista visual e professor de pintura da Escola de Belas Artes (EBA-UFRJ), Ricardo Newton, irá expor uma série de telas a óleo que retrata os rastros deixados pelo homem em cenários por ele frequentados, como copos meio vazios e garrafas quebradas, apresentando, como diz o artista, os bastidores de suas ansiedades e expectativas.

Newton, que também é o curador da exposição, faz parte do Figuração Contemporânea, formado por jovens pintores egressos da EBA que têm por objetivo dar valor à tradicional pintura de cavalete. O grupo apresentará telas de grande formato e com grande sofisticação de estilo.