No Foco

Escola de Química comemora 78 anos

 

 

Matheus Guedes

 

Aconteceu, no dia 12 de setembro, a sessão de abertura da 78ª Semana da Escola de Química. Apresentada pelos professores Nei Pereira Jr. e Osvaldo da Cunha, vice-diretor e diretor, respectivamente, da Escola de Química, a cerimônia foi realizada na própria sede da escola, no Centro de Tecnologia da UFRJ (CT/UFRJ), em comemoração aos 78 anos da Unidade Acadêmica.

O discurso de apresentação ficou a cargo do vice-diretor Nei Pereira Jr., que não foi econômico nas palavras de efeito. Logo tratou de dizer que seria um evento sem formalidades, um “evento doméstico”. O vice-diretor fez um discurso repleto de agradecimentos aos que contribuíram para o crescimento da escola, além de antecipar as homenagens que seriam feitas durante o evento de abertura. O professor também abordou as comemorações pelo Ano Internacional da Química e o centenário do prêmio Nobel concedido a Marie Curie.

A chamada química verde recebeu destaque especial em todo o evento.  O professor Peter Seidl frisou a capacidade do Brasil para atender a esse novo campo que só cresce. E é na UFRJ que ficará a sede da Escola de Química Verde do país, o que mostra a importância da unidade no cenário nacional. Seidl discorreu acerca da coincidência do Ano Internacional da Química juntamente com o Centenário de concessão do prêmio Nobel à Marie Curie. Ele enfatizou a participação da UFRJ nos eventos alusivos ao AIQ e também deu destaque à importância das mulheres do cenário científico como um todo, e da Química, especificamente.

O diretor Osvaldo da Cunha apontou diferentes conquistas na área de graduação e pós-graduação, falou sobre os laboratórios da escola e expôs as expectativas para 2012/2013.

O ponto alto da cerimônia contou com as homenagens que ocuparam a maior parte do tempo do evento. Como destaque, homenagem póstuma e justa à professora Belkis Valdman, detentora de um currículo invejável e autora de feitos importantíssimos para a Escola de Química e para a UFRJ. Além dessa homenagem, dez alunos da escola foram laureados por seu rendimento, fato que orgulha a instituição. Professores em exercício, funcionários e ex-alunos também foram homenageados.