Agenda

Segunda edição do CLAlouros acontece nesta quarta

Acontece, no dia 17 de agosto, a segunda edição do CLAlouros. Organizado pelo Centro de Letras e Artes (CLA), o evento de recepção de calouros tem como objetivo apresentar as especificidades de cada curso para, desta forma, incentivar a troca e a ampliação de conhecimentos e interesses.

As atrações oferecidas aos recém-chegados incluem encenações teatrais de textos de Nelson Rodrigues – feitas por alunos da Escola de Belas-Artes (EBA) – e apresentações de seus figurinos do curso de indumentária; declamações de poemas em línguas estrangeiras, realizadas pela Faculdade de Letras (FL); exposição de maquetes do curso de Arquitetura; apresentações musicais com o grupo Africanidades, da Escola de Música e Letras; e outras programações.

O CLAlouros será no dia 17 de agosto, das 11h às 14h, no hall do prédio da Reitoria, localizado na avenida Pedro Calmon, n° 550, Cidade Universitária.


Seminário de Tese e Pesquisa do Programa Acadêmico de Tuberculose

Na próxima quinta-feira (18/08) ocorre, às 13h, o Seminário de Tese e Pesquisa do Programa Acadêmico de Tuberculose (PAT), no Auditório Halley Pacheco, que fica no 8º do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ).

A presença de estudantes de graduação bolsistas ou não de iniciação científica, em atividades e em projetos de pesquisa em tuberculose vinculados à Unidade de Pesquisa em Tuberculose, é obrigatória. As reuniões do seminário podem ser utilizadas pelos mestrandos, doutorandos ou indivíduos em estágio probatório do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica como crédito nas disciplinas: Seminários de Teses ou Seminários de Pesquisas.

Aqueles que desejarem assistir às palestras por videoconferência devem informar à Secretaria do Centro de Pesquisa em Tuberculose (CPT) pelo telefax 21-2562-2426, para que o técnico esteja presente e aceite a chamada. Para os que forem presencialmente, o HUCFF fica na rua Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária – Rio de Janeiro.



Encontro dos Profissionais da Saúde na Luta contra o Tabagismo

 O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPMG/UFRJ), realiza o Encontro dos Profissionais da Saúde na Luta contra o Tabagismo, em 29 de agosto (segunda-feira), Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Com o tema “O tabagismo na infância e na adolescência”, o encontro contará com a presença do Dr. Alberto José de Araújo, do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo, do Instituto de Doenças do Tórax, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (NETT/IDT/HUCFF/UFRJ), além de diversos professores da universidade.

O evento, acontece das 9h às 14h, no Salão Nobre do IPPMG, na rua Bruno Lobo, 50, Cidade Universitária – RJ. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2562-6148.

 



Poli realiza 1ª Semana de Engenharia Nuclear

 Começa em 15 de agosto a primeira edição da Semana de Engenharia Nuclear da UFRJ. O evento vai até o dia 19, com mesas-redondas, painéis e palestras durante o dia todo.

A cerimônia de abertura no primeiro dia será às 9h, com professores e diretores da Universidade e representantes de empresas. Mais tarde, às 14h, se inicia a primeira mesa-redonda, com o tema “Programa Nuclear Brasileiro e a Formação de Recursos Humanos”.

A SEN tem como objetivo promover a integração e o debate entre os setores relacionados à Engenharia e Energia Nuclear, além de divulgar e esclarecer  sobre o curso de Graduação em Engenharia Nuclear da Escola Politécnica da UFRJ.

A Primeira Semana de Engenharia Nuclear será realizada no Auditório do Centro de Gestão Tecnológica (CGTEC) da Coppe, CT2, localizado na rua Moniz de Aragão, Cidade Universitária. A programação completa está no site do evento, que também disponibiliza a pré-inscrição – www.nuclear.ufrj.br/semana.



Seminário no Observatório do Valongo

Na próxima quarta-feira, dia 17 de agosto, o Observatório do Valongo apresenta o seminário da professora Isa Oliveira, do Leiden Observatory (Holanda), tratando do tema da evolução da mineralogia e do processo de formação dos planetas. A palestrante irá apresentar os resultados obtidos pelas novas pesquisas e discuti-los, no contexto da formação de planetas e em comparação com resultados obtidos através do estudo de pequenos corpos do nosso Sistema Solar.

O seminário acontece  às 16h, na sala 101A do Observatório do Valongo, Ladeira do Pedro Antônio, 43, Saúde, Rio de Janeiro. O calendário completo de seminários e maiores informações estão disponíveis em www.ov.ufrj.br/seminarios.