Zoom

Novas empresas chegam ao Parque Tecnológico da UFRJ



Luciano Abreu

O Parque Tecnológico do Rio, localizado na Cidade Universitária, teve seus últimos lotes preenchidos com a vinda de mais três empresas: Simens Chemtech, BG e EMC. A partir de agora, as companhias começam a criar projetos arquitetônicos e de engenharia. Depois de aprovados os projetos no comitê de arquitetura do Parque e nos demais órgãos competentes, serão iniciadas as obras. Linhas de pesquisas em parceria com a UFRJ começam também a ser desenvolvidas. 

Na grande maioria das empresas situadas no Parque, as primeiras linhas de pesquisa estão focadas nos gargalos tecnológicos para exploração do pré-sal. “As novas empresas possuem uma gama diversificada de atuação, não ficando restritas ao setor de petróleo, o que criará oportunidade para o desenvolvimento de pesquisa em outras áreas da UFRJ”, destacou o assessor da diretoria do Parque, Fabiano Folly.

O Parque possui uma equipe de 15 funcionários. Cerca de 1000 trabalhadores estão nas empresas e laboratórios localizados no Parque, segundo Folly. Estima-se que nos próximos anos, segundo Fabiano, a população do Parque atinja 5000 pessoas.

Juntas, as três novas empresas vão ocupar uma área de 240 mil metros quadrados e devem fazer um investimento de US$ 200 milhões em dois anos. A expectativa é que cada uma gere projetos de R$ 6 milhões todo ano. Simens Chemtech, BG e EMC estimam 1000 pesquisadores, sendo que cada uma possui seu critério próprio de seleção.

As empresas ocupam a área no Parque através de edital de concessão de área pela UFRJ, dividido em duas partes: a primeira, de pré-qualificação, e a segunda, a proposta comercial por área. Para a pré-qualificação é avaliado o potencial de interação da empresa com a Universidade.