Agenda

Seminário debate situação do campus da Praia Vermelha

A Associação dos Docentes da UFRJ (Adufrj), com apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Mário Prata, realiza o Seminário UFRJ em Debate: A Situação da Praia Vermelha, de 27 a 30 de junho, no campus da UFRJ na Praia Vermelha. A proposta do evento é debater a situação do campus e o aproveitamento dos espaços dos extintos Canecão e Bingo Botafogo. A programação contará com duas mesas de debate, oficina de grafite e um show de encerramento com o sambista Monarco.

O professor Mauro Iasi, da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ, abre o evento com a palestra A mercantilização da Universidade, dia 27/06, segunda-feira, às 18h, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

O auditório ainda recebe, na terça, dia 28, duas mesas de debate. Às 14h30, os professores Pablo Cesar Benetti (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/Presidente do Comitê Técnico do Plano Diretor UFRJ 2020), Roberto Leher (Faculdade de Educação) e Carlos Lessa (ex-reitor da UFRJ) compõem a mesa que vai discutir o tema O campus da Praia Vermelha entre o público e o privado. Mais tarde, às 18h, os professores Muniz Sodré (Escola de Comunicação), Carlos Vainer (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional) e Edwaldo Cafezeiro (professor emérito da Faculdade de Letras) realizam o debate sobre A Praia Vermelha como um lugar histórico-cultural.

No dia 29, às 13h, o antigo Bingo Botafogo recebe a oficina de grafite. A apresentação de um dos principais nomes da Velha Guarda da Portela, o sambista Monarco, encerra as atividades do seminário, no dia 30, às 18h, no campus da UFRJ na Praia Vermelha.

O endereço do campus é Av. Pasteur, 250 – Urca, Rio de Janeiro. O evento é aberto ao público e a entrada é franca.


Cultura e modernidade com Sanjay Seth

Sanjay Seth, professor, chefe do departamento de Ciências Políticas e diretor do Centro de Estudos Pós-Coloniais de Goldsmiths College - University of London, estará na Escola de Comunicação da UFRJ (ECO – UFRJ) para a palestra: Antes era cego, mas agora vejo: a modernidade e as ciências sociais que acontecerá na próxima segunda (27/06) às 14h na sala 142.

Trata-se de um evento que questionará em suma se temos razão de presumir que o conhecimento moderno ocidental transcende as circunstâncias de sua emergência histórica e geográfica.

O evento faz parte do programa de Pós-Graduação em parceria com a Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos (CIEC – UFRJ). A ECO fica no campus da Praia Vermelha.



Lançamento do Atlas de Anatomia Cirúrgica dos Nervos Periféricos

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloísio Teixeira, convida a todos para a solenidade de lançamento da 2ª edição ampliada do “Atlas de Anatomia Cirúrgica dos Nervos Periféricos”, que ocorre no dia 1 de julho, às 18h, na Academia Nacional de Medicina.

Dedicada ao professor Pietro Novellino, presidente da Academia Nacional de Medicina, a obra é de autoria dos professores Mauricio Moscovici e Flávio Freinkel, ambos do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC/UFRJ), e é editada pelo Laboratório Gross.

Durante o evento o Atlas será apresentado e distribuído gratuitamente aos presentes, e o professor Pietro Novellino será homenageado. Além disso, a comemoração conta com um coquetel acompanhado de uma apresentação musical. A Academia fica na Avenida General Justo, 365, 7º andar, no Centro do Rio de Janeiro.