Agenda

VII Workshop de Inflamação do Instituto de Ciências Biomédicas

Acontece nos dias 2 e 3 de Junho, no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Jardim Botânico,  promovido pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ), o “I Workshop de Inflamação do Instituto de Ciências Biomédicas”. O evento visa a discutir o papel do processo inflamatório em diversas áreas, como obesidade, câncer e doenças degenerativas.

O evento já alcançou o limite de 230 inscritos e mais 40 pessoas estão na lista de espera. "Algumas pessoas inscritas já avisaram que não vão e sabemos que o índice de desistência varia entre 10% e 15%. Os integrantes da lista de espera poderão participar e ganhar certificado, mas, provavelmente, não devem receber material", avisa a organizadora.

O tema inflamação é importante porque quase todos os problemas/doenças se originam de uma inflamação ou causados por ela, explica a professora. "Uma doença autoimune pode ser desencadeada por uma reação inflamatória e algumas doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, também parecem iniciar com uma inflamação não controlada. Além disso, já se sabe que há uma relação estreita entre obesidade e problemas inflamatórios", afirma a coordenadora.

O endereço do Instituto de Matemática Pura e Aplicada é Estrada Dona Castorina, 110, Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Para mais infomações acesse o link
.


UNIVERSITÁRIOS PELA PAZ 2011 - IV Projeto de Extensão ONU/UFRJ

No dia 05 de Junho acontece o “IV Projeto de Extensão ONU/UFRJ - Universitários pela Paz 2011”.  Em 2011, Ano Internacional do Afrodescendente, o projeto tratará das questões de Etnia, Gênero e Raça, numa abordagem interdisciplinar e abrangente, apresentando os temas centrais, seus problemas e propostas de solução a partir de programas das Nações Unidas e dos Estados nacionais. A inscrição foi prorrogada até dia 05 de Junho e é feita exclusivamente pelo site. Serão selecionados 50 (cinquenta) participantes. Outras Informações pelo emailuniversitariospelapaz@gmail.com / www.ladih.org.


Folder: http://www.direito.ufrj.br/adm/eventos/arquivos/arquivos53.jpg




Artefórum

Nos dias 4 e 5 de junho acontece o ARTEFÓRUM. Serão apresentações, manifestações artísticas e debates, que apostam na pluralidade e interdisciplinaridade da arte como expressão. Teatro de Arena, jardins e estacionamentos do Palácio Universitário receberão exposições, conferências, interferências, performances, intervenções e ocupações simultâneas. O evento acontece das 10h às 19h no Campus da UFRJ na Praia Vermelha. A entrada é franca.

Palácio Universitário da Praia Vermelha – UFRJ
Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Dias 4 e 5 de junho de 2011
Av. Pasteur, 250 - Urca


Semana comemorativa 130 anos do Observatório do Valongo

O Observatório do Valongo completa, este ano, 130 anos desde a sua fundação no morro de Santo Antônio ainda como observatório da Escola Politécnica. Com o desmanche do morro, todos os instrumentos foram transferidos para o morro da Conceição, onde o observatório passou a se chamar inicialmente Observatório do Morro do Valongo. Na semana comemorativa, um pouco do universo do OV foi levado à Ilha da Cidade Universitária. Palestras voltadas ao público em geral com temas atuais da área de Astronomia, em dois horários diferentes: as 12h e as 17h foram promovidas pela organização. Além dos seminários, um pouco da história do Instituto foi apreesntada com a exposição fotográfica: “130 anos de história do Observatório do Valongo”.

PALESTRAS

QUANDO: 30 de maio a 03 de Junho de 2011
ONDE: Salão Nobre – CCMN – Cidade Universitária – 12h
30/05 – 12h – Histórico sobre o Observatório do Valongo– Adolfo de Campos
31/05 – 12h – Por você vou roubar os anéis de Saturno – Thaís Mothé-Diniz
01/06 – 12h – Nossa ignorância sobre o Universo – Carlos Rabaça
02/06 – 12h – Galáxias: blocos de construção do Universo – Paulo Lopes
03/06 – 12h – Alquimia Estelar – Hélio Rocha-Pinto

ONDE: Sala 02 - CCMN – Cidade Universitária – 17h
30/05 – 17h – Poeira de Estrelas – Silvia Lorenz-Martins
31/05 – 17h – As raízes da Astronomia – Rundsthen Nader
01/06 – 17h – Histórico sobre o Observatório do Valongo – Adolfo de Campos
02/06 – 17h – As estrelas envelhecem – Wagner Marcolino

O endereço do CCMN é Avenida Athos da Silveira Ramos, campus da Cidade Universitária, Rio de Janeiro.



I Colóquio Internacional Desconstrução, Linguagem, Alteridade: heranças de Jacques Derrida

Acontece nos dias 13 a 17 junho, com organização dos professores doutores Carla Rodrigues, Fernando Augusto da Rocha Rodrigues, Georgia Cristina Amitrano e Rafael Haddock-Lobo o “I Colóquio Internacional Desconstrução, Linguagem, Alteridade: heranças de Jacques Derrida”, no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs-UFRJ),  localizado no Largo de São Francisco de Paula, 01, 2º andar, Centro, Rio de Janeiro RJ