Agenda

II Colóquio Internacional de Direitos Humanos da FND

A Faculdade Nacional de Direito (FND-UFRJ) está com inscrições abertas, até 20 de maio, para o envio de trabalhos sobre direitos humanos para o “II Colóquio Internacional de Direitos Humanos da FND”. O evento acontece nos dias 08 a 10 de junho, no Salão Nobre da faculdade.

O colóquio tem organização do Laboratório de Direitos Humanos da UFRJ e englobará três atividades simultâneas: conferência, apresentações de trabalhos (papers), e mini-cursos. Os interessados devem enviar os artigos para o e-mail: papers.dh@gmail.com. As inscrições para ouvintes são gratuitas e podem ser feitas até o dia 01 de junho. Mais informações em: www.ladih.org


II Encontro do Nespefe: Corpo e Educação Física

O Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (Nespefe) realizará, em 02 de junho, o “II Encontro do Nespefe: Corpo e Educação Física”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site http://www.eefd.ufrj.br/encontronespefe. Os interessados devem preencher o formulário on-line e aguardar a confirmação por e-mail. As inscrições serão realizadas até o dia 25 de maio, pois as vagas são limitadas. O evento conta com mesas-redondas e conferência no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão - CCS), no campus da Cidade Universitária. Já as oficinas serão realizadas na Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: encontronespefe@gmail.com


Processos de Territorialização no Brasil

O Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur-UFRJ) realiza a palestra "Lutas por Reconhecimento e Processos de Territorialização no Brasil", ministrada por José Mauricio Arruti (PUC-Rio). O encontro acontece nesta quinta, dia 12, às 13h30, no Auditório do Ippur/UFRJ, 5° andar, no prédio da Reitoria, no campus da Cidade Universitária.


15º CIO FORUM

O 15º CIO Fórum, promovido pelo Instituo Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (Ince), acontecerá no dia 12 de maio, no Centro Cultural Horácio Macedo (Roxinho), no campus da Cidade Universitária. O evento oferece a oportunidade para que os profissionais responsáveis pela gestão de recursos de TI nas organizações (empresas privadas, estatais e governo) analisem e discutam os avanços mais recentes nos conceitos, métodos e técnicas para aumentar o valor tático-estratégico da tecnologia da informação.

O evento gratuito abordará aspectos críticos das organizações: Análise de Risco nas organizações de TI, Segurança da Informação, Gerência Estratégica de TI, Governança Corporativa, Economia da Engenharia de Software e Inovação em Tecnologia da Informação. Para consultar a programação completa e fazer sua inscrição acesse www.nce.ufrj.br.



Exposição no Espaço Ciência de Macaé

A UFRJ abre as portas do primeiro museu público de ciências de Macaé: o Espaço Ciência. O espaço está com a exposição “Diversidade dos Ecossistemas Costeiros do Norte Fluminense”. O objetivo é proporcionar maior conexão entre a população e a biodiversidade da região.

Entre as principais atrações estão uma réplica de toninha em tamanho natural, um tubarão anequim com quase quatro metros, um esqueleto de golfinho, além de uma tartaruga, mamíferos e aves marinhas empalhadas. Todos os animais estão presentes na biodiversidade do Norte fluminense. A exibição conta também com um aquário com peixes que vivem nas Lagoas Costeiras da região e um jogo interativo para crianças.

O Espaço Ciência fica no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem-UFRJ). A exposição é gratuita e aberta ao público todas as quartas, das 14h às 16h30. Grupos de pessoas e escolas podem agendar visitas em outros horários, através do e-mail museu@macae.ufrj.br ou por telefone. Os telefones são: (22) 2762-9313 ou 2759-3431e 2579-3420.