Agenda

Workshop internacional discute riscos de aditivos químicos

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Técnica de Dresden (Alemanha) promovem o “III Workshop Riskcycle”, entre os dias 3 e 5 de maio, das 9h às 18h, na Casa da Ciência. O uso de substâncias químicas em produtos industriais será o tema de debate.

As mais recentes pesquisas sobre os riscos de materiais usados no dia a dia, como papel, plástico, couro, e lubrificantes, e soluções para amenizar os riscos e garantir maior segurança na fabricação desses produtos integram a programação do workshop. Países como Alemanha, Brasil, China, Dinamarca, Espanha, França, Índia, Itália, Suécia e Vietnã discutem os problemas e propõem soluções.

A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Müller, 3, em Botafogo. A programação completa pode ser conferida em www.getres.ufrj.br. Mais informações nos telefones (21) 2562-7775 ou (21) 2562-7776


Palestra ‘Heidegger e a Ciência Moderna’

O Programa de Pós-Graduação da UFRJ e o Laboratório Khora de Filosofia da Alteridade realizam na próxima quarta (04/05), às 17h, a palestra “Heidegger e a Ciência Moderna”. O encontro será conduzido por Fernando Fragozo, profes sor da Escola de Comunicação da UFRJ. O evento acontece na Sala Celso Lemos, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs-UFRJ), localizado no Largo de São Francisco de Paula, 1, sala 310, Centro. 


Casa da Ciência exibe ‘Cidade dos sonhos’

No próximo sábado (07/04), às 16h, o cineclube “Ciência em Foco” da Casa da Ciência da UFRJ apresenta o filme Cidade dos Sonhos, de David Lynch. Após a exibição do longa, haverá a palestra “A carne da Rede: multidão e mídia livre”, ministrada por Henrique Antoun, professor da Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisador do CiberIDEA, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFRJ.

A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Muller, 3, Botafogo. A entrada é franca.  Para  mais  informações, acesse o site do cineclube: http://cineclubecienciaemfoco.blogspot.com/.


Ópera “Dom Quixote nas bodas de Comacho”

A Escola de Música (EM), a Escola de Comunicação (ECO) e a Escola de Belas Artes (EBA) apresentam, até junho, a ópera Dom Quixote nas bodas de Comacho, de George Philipp Telemann. As apresentações fazem parte do projeto “Ópera na UFRJ-2011”.

Nos dias 12 e 13 de maio, o evento ocorre às 10h, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música (Rua do Passeio, 98, Centro). No dia 14, a apresentação será feita às 16h, no mesmo local. No dia 15, os interessados terão oportunidade de assistir à ópera, às 11h.

No dia 18, o evento será realizado no Auditório Horta Barbosa, no Centro de Tecnologia (CT), no campus da Cidade Universitária. Depois seguem as apresentações no Teatro Municipal Trianon, em Campos, no Teatro Municipal de Niterói e no Teatro D. Pedro, em Petrópolis.

Os professores Marcelo Fagerlande, da EM, e José Henrique Moreira, do curso de Direção Teatral da ECO, fazem a direção musical e cênica, respectivamente. A Ópera conta com a participação da Orquestra Sinfônica da UFRJ. No elenco, há estudantes das duas unidades. Os cenários e figurinos foram preparados pela Escola de Belas Artes.